EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Escola de Polos nasce com recorde de 1,7 milhão de horas de capacitação

Os números são de impressionar. Convertidos em tempo de voo, seria possível dar 32 mil voltas em torno da Terra a bordo de um avião comercial. No ano de 2018, a Central de Relacionamento e Desenvolvimento dos Polos (CRP) da Uninter bateu a marca de 1 milhão e 700 mil horas de treinamento. O trabalho de capacitação para tutores e gestores alcançou 3 mil pessoas espalhadas por todo o território nacional, nos 837 polos de educação a distância da instituição.

O CRP é responsável pela capacitação e comunicação com os polos. A coordenadora, Karin Schneider, destaca que o setor envolve quase cem pessoas trabalhando na elaboração e aplicação de cursos. O número de 1,7 milhão de horas de treinamento refere-se à capacitação acadêmica inicial, que conta com 12 cursos específicos, além da formação de tutores nos cursos de Educação Física e Artes, e para as escolas superiores Politécnica e de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança.

Para 2019, uma mudança está por vir. “Agora nós somos a Escola de Polos. A essência do nosso setor é a capacitação dos polos”, comenta a gestora. O setor continuará realizando atividades semelhantes, mas com novidades que vão além do nome. Ela explica que o departamento irá atuar em três frentes: formação acadêmica, integração e valores, formação em gestão acadêmica.

Karin acrescenta que haverá novos programas e ferramentas nesse processo: Boas práticas de combate à evasão; Sistemas de avaliação; Projeto EJA; Nova formação de tutores de Educação Física; Atendimento psicopedagógico; Atendimento a necessidades educacionais especiais.

Os programas têm como objetivo melhorias nos polos nas áreas de excelência operacional, qualidade técnica, atendimento integral e desenvolvimento. “É uma forma de integração institucional das pessoas com a Uninter”, explica Karin. A parceria tem a contribuição do departamento de Recursos Humanos da Uninter.

Em 2018, as atividades realizadas pelo CRP fizeram a diferença. Um momento marcante foi a jornada acadêmica virtual, que envolveu seis painéis temáticos com a apresentação de 150 trabalhos, publicados em e-book. Karin destaca que houve sinergia entre várias áreas da Uninter, um exemplo de trabalho em equipe.

Simone Ramos, gerente da Secretaria Acadêmica, destaca que o treinamento dos polos é uma atividade essencial para o bom funcionamento da educação a distância. “Ele é muito importante, porque através dele nós vamos passar todo o conhecimento necessário para os polos e demais pessoas que atendem alunos”, diz.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *