“Entre no Jogo” faz um balanço do campeonato brasileiro de futebol

Autor: Diego Alesson Alves - Estagiário de Jornalismo

A pandemia de coronavírus causou grandes transtornos aos campeonatos de futebol no Brasil e no mundo. Além do calendário atrasado, o público tem ficado longe dos estádios em respeito às restrições sanitárias.

Iniciado em maio deste ano, o Campeonato Brasileiro da série A já passou da metade, e tem atualmente o Atlético Mineiro como líder isolado. O clube de Belo Horizonte, um dos mais populares do país, conquistou o título pela primeira e última vez há 50 anos, e a ansiedade por uma nova conquista é grande.

Com outras competições em andamento neste final de ano, e por causa dos atrasos de jogos devido a pandemia, os clubes têm enfrentado um ritmo maior de confrontos decisivos. O jornalista Evandro Tosin acredita que esse seja um dos motivos da baixa média de gols do campeonato nacional este ano: 2 gols por partida. Além disso, os times mandantes têm tido menor aproveitamento jogando em casa, o que pode ser reflexo da ausência de torcida.

Um dos destaques desse ano tem sido o Fortaleza (foto), sob o comando do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, atualmente em 4º lugar na tabela. No time cearense, um dos responsáveis pelo bom desempenho é o jogador Yago Pikachu, que atua como lateral-direito, meia e ponta-direita. Outros jogadores de destaque são o volante Ederson e o Atacante Robson (ex-Coritiba).

Outra equipe que também tem se destacado é o Red Bull Bragantino. Sob o comando de Mauricio Barbieri, a equipe do interior paulista se encontra na 5ª posição. Entre os jogares que apresentam bom desempenho estão os atacantes Ytalo, com 7 gols, e Artur, com 4.

Recém-chegado à elite do futebol brasileiro, o Cuiabá começou mal, mas conseguiu uma boa sequência de vitórias e pulou para o 8º lugar, brigando por uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem.

Entre os artilheiros da competição até o momento estão o atacante Gilberto (Bahia), o atacante Bruno Henrique (Flamengo) e o Volante Edenílson (Internacional), todos com 8 gols marcados. O volante do Internacional também se destaca pelas assistências, sendo que 5 de seus passes resultaram em gol.

Na parte de baixo da tabela estão Chapecoense, Sport, Grêmio e América-MG. A Chape é a última colocada, em 20º, com apenas 10 pontos e segurando a lanterna. Em seguida vem o Sport, com o pior ataque da competição. O Grêmio é o 18º colocado, dentro da zona de rebaixamento. E na 17ª. posição está o América mineiro, com 21 pontos.  O São Paulo também inspira cuidados, sendo o primeiro clube fora da zona de rebaixamento, com apenas 22 pontos.

Evandro Tosin e Matheus Pferl conversaram sobre o Brasileirão na última edição do programa “Entre no Jogo”, que foi ao ar no dia 15.set.2021. Transmitido pela Rádio Uninter, o programa é uma parceria da CNU (Central de Notícias da Uninter) com a TV Profissão.  Confira a transmissão na íntegra clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Diego Alesson Alves - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Samuel Andrade/FortalezaEC


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *