Em Tubarão, esporte e educação se unem na primeira startup do futebol

Autor: Alexandre Netto - Estudante de Jornalismo

Em Tubarão (SC), o polo da Uninter acaba de se tornar parceiro de um time de futebol, o Clube Atlético Tubarão. A parceria, firmada no último dia 17.set.2020, prevê que atletas e demais profissionais do clube tenham bolsas de estudo e descontos especiais nos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pelo polo. A assinatura do contrato aconteceu na loja oficial do Tubarão, localizada no Farol Shopping, e contou com as presenças do presidente Joca Zappoli, do supervisor administrativo do clube, Moisés Germano Braga, da diretora pedagógica do polo da Uninter, Liana Cargnin, e do diretor administrativo dos polos Uninter Sul Catarinense, Marcos Vicente.

“Não se trata apenas de um patrocínio na camisa, mas de um projeto que vai muito além das quatro linhas do campo”, destaca Liana. A diretora pedagógica afirmou sua surpresa inicial ao constatar que um clube de futebol estava preocupado com futuro dos seus atletas e profissionais, e não  somente com os resultados em campo.

Clube Atlético Tubarão foi fundado em 14 de abril de 2005, na cidade que leva em seu nome. Mas foi em 2015 que o clube se uniu à empresa K2 Soccer S/A. Estruturada através de uma SPE (Sociedade de Propósito Específico), a união visa preservar receitas para o Clube e potencializar a capacidade de investimento no futebol, fomentando a profissionalização e a busca por novos negócios. Com esse perfil inovador, o Tubarão se tornou o primeiro clube startup do Brasil – no momento, está disputando o Campeonato Brasileiro – Série D.

O presidente do clube, Joca Zappoli, reforça que a intenção dessa parceria “é agregar uma marca importante do mundo acadêmico ao Tubarão. Isso será um grande diferencial, principalmente para nossas categorias de base. Caso esses meninos não queiram continuar no esporte, eles poderão escolher outras carreiras e estarão preparados para isso”, afirma. Além dos cursos, a Uninter também vai oferecer atividades de extensão e de interação com os torcedores e público em geral na loja do clube.

O diretor administrativo dos polos Uninter Sul Catarinense, Marcos Vicente, explica que a parceria, num primeiro momento, segue até o fim deste ano, e que deverá ser renovada em 2021. “Participei das primeiras reuniões e gostei muito do projeto do clube. Esse cuidado com os atletas e com os profissionais fora do campo é algo muito comum nos times da Europa e que agora está sendo trazido aqui para o Tubarão”, explica.

Já a gestora Alice Botega relata ser este o momento ideal para essa parceria: “A Uninter tem diversos cursos da área desportiva e sempre investiu no setor. Era o momento certo para apoiar o clube”, conclui.

* Esta matéria foi produzida dentro do Programa Voluntários Uninter Notícias, desenvolvido por este site junto com a coordenação do curso de Jornalismo da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Alexandre Netto - Estudante de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


1 thought on “Em Tubarão, esporte e educação se unem na primeira startup do futebol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *