ACESSIBILIDADE

Aula de campo da Uninter avalia a educação física inclusiva

Os alunos do bacharelado em Educação Física da modalidade de educação a distância da Uninter escolheram a inclusão como temática deste ano. Pensando nos direitos das pessoas com deficiência e levando em consideração a temática escolhida, no dia 12 de março realizaram uma aula de campo que proporcionou a vivência prática aos alunos. A atividade foi avaliar as condições de um local que oferece esporte e lazer para as pessoas com deficiência. O ambiente escolhido foi a unidade do Sesc de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina.

Os universitários foram separados em grupos de cinco pessoas para a realização da atividade. No Sesc, os estudantes observaram o atendimento e a acessibilidade de Marcos Alexandre Fritsch, que possui deficiência física. O rapaz é paraplégico e aluno da academia do Sesc. Marcus tem 37 anos e permitiu que os alunos da Uninter o acompanhassem em seu treinamento.

No final do treinamento de Marcos, os alunos perceberam que o local é apto às pessoas com deficiência. Segundo os universitários, o Sesc se situa em um local de bom acesso a todas as pessoas e a academia cumpre com o que está estabelecido pelo artigo 42 do capítulo IX da Lei nº 13.146, que garante o direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer às pessoas com deficiência.

O coordenador do curso de bacharelado em Educação Física da Uninter, Marcos Ruiz da Silva, diz que a aula de campo aproxima os futuros profissionais do mercado de trabalho. “Quando você está inserido no meio, consegue observar melhor as situações que acontecem no cotidiano e essa é a ideia principal da aula de campo. A proposta é de os alunos estarem inseridos nesse ambiente e compreender de uma maneira mais concreta como funciona, como acontece e como é o cotidiano”, conclui o coordenador.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: PAP São Miguel do Oeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *