Educa Brasil: programa acadêmico aproxima universitários do mercado de trabalho

Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo

A aplicação do conhecimento acadêmico no mercado de trabalho é capaz de promover transformações na sociedade. Para aproximar o estudante de graduação das práticas profissionais, a Escola Superior de Educação (ESE) realiza o programa Educa Brasil desde 2019, transmitido pelo Youtube da ESE e pela TV Profissão. Cada edição traz temas atuais e alinhados às necessidades dos graduandos.

Apresentado pela diretora da ESE, professora Dinamara Machado, o programa teve início em meio à pandemia, com o objetivo de ampliar o acesso ao conhecimento acadêmico. A motivação, de acordo com a diretora, é: “Apresentar e debater a aplicabilidade de temáticas a partir da ciência, partindo cursos de graduação e os diferentes mercados de trabalho. Demonstrar para o telespectador que o acesso ao Ensino Superior é uma possibilidade real para todos’’, aponta Dinamara.

Cada edição do programa traz temas e convidados especializados em suas áreas para discutir o assunto em pauta. Entre os participantes que já contribuíram com o programa, destacam-se a coordenadora do programa de pós-doutorado em Direitos Humanos da Universidade de Salamanca, María Esther Martínez Quinteiro, que falou sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e Direitos Humanos, e a professora do Departamento de Estudos em Design da Universidade da Carolina do Norte, Lesley-Ann Noel, que abordou Design Thinking.

Até o momento, são mais de 60 edições já transmitidas. Dinamara vê na TV aberta a possibilidade de ampliação do conteúdo para mais universitários. “O Educa Brasil é um programa de televisão e, por consequência, não fica restrito ao estudante da Uninter. O programa é atrativo por aproximar o curso superior do mercado de trabalho”, avalia.

Machado destaca também a importância do trabalho que vem sendo realizado. ‘’O programa tomou como partido divulgação da ciência, por consequência é vital termos na televisão aberta e nas mídias sociais, conhecimento respaldado para que o telespectador possa tomar decisões mais assertivas.’’, conclui.

O Educa Brasil é transmitido também no YouTube da ESE às terças-feiras, das 17h15 às 18h15. Participantes inscritos recebem certificado de carga horária de cinco horas.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renata Cristina - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *