Dupla formatura da Uninter cola grau de 256 novos profissionais

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

Os anos de graduação podem ser árduos e desafiadores, e chegar a se formar é, sem dúvida, uma vitória a ser comemorada e lembrada. A Uninter oferece para seus alunos uma cerimônia para a colação de grau, a formatura institucional, permitindo ao formando compartilhar esse momento tão especial com a família e amigos.

A coordenadora de eventos da Uninter, Lorena Langowski dos Santos, comenta que qualquer aluno da instituição, seja presencial ou EAD, pode participar da formatura. “Nós já tivemos alunos de Minas Gerais, Mato Grosso e alguns estados ainda mais longe que vieram para fazer a formatura aqui [em Curitiba]. Foi um momento muito especial”, comenta.

E em 07.03.2020 foi o dia de receber 256 formandos na Ópera de Arame, em Curitiba (PR), para o evento solene que marca essa passagem. Pela primeira vez, devido à grande quantidade de alunos que aderiram à formatura, foram feitas duas turmas de colação de grau, a primeira às 17h e a segunda às 21h.

A turma das 17h contou com 100 alunos de quatro escolas superiores da Uninter: Politécnica, Educação, Gestão Pública, Jurídica, Política e Segurança e Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades. Já a segunda turma colou grau de 156 alunos da escola de Gestão, Comunicação e Negócios.

Fazer duas solenidades no mesmo dia não foi a única novidade desta edição do evento, pois a primeira turma teve a estreia do Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (Sianee) como homenageado. O aluno Tiago Alves Carneiro Júnior, de curso de bacharelado em Direito da Uninter, fez um discurso em libras, traduzido pela intérprete que o acompanhou durante toda a graduação. A CNU entrevistou o bacharel em direito e você pode conferir a entrevista aqui.

Uma das alunas da instituição que colou grau no evento foi Patrícia Marinelli Zeni, do curso presencial em Jornalismo. Ela conta que a experiência da colação de grau torna toda a graduação mais real, e marca o início do comprometimento com a carreira construída durante a faculdade.

“Ter a colação foi bem especial porque significa o término de mais uma etapa, mas ao mesmo tempo o início de alguma coisa bem maior. E ter me formado em jornalismo, e também ter pronunciado o juramento, dá um pouco de medo porque torna real tudo o que a gente aprendeu durante a faculdade, sobre a responsabilidade da profissão. Agora não é mais a teoria, mas sim a hora de colocar a mão na massa”, comenta Patrícia.

Outro aluno que participou deste momento especial foi Everton Murilo Santos, que colou grau em Licenciatura em Pedagogia, curso que ele fez na modalidade a distância. Assim como Patrícia, Everton destaca o simbolismo da cerimônia. “O evento significou muito para mim, pois embora já tivesse o diploma em mãos, foi um divisor de águas. Pois o protocolo do evento formaliza um empenho de 4 anos de estudos, e ter a presença de amigos e familiares presenciando a formatura é uma sensação indescritível”, comenta.

Mal acabaram as aulas e os trabalhos de sua primeira graduação e Everton não perdeu tempo. Ele já começou a pós-graduação em Educação Especial pela Uninter, e uma segunda Licenciatura em Letras, ambos os cursos na modalidade EAD. Para o professor recém-formado, a vida de aprendiz não pode parar!

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo Depto. Eventos Uninter


2 thoughts on “Dupla formatura da Uninter cola grau de 256 novos profissionais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *