EDUCAÇÃO FÍSICA

Domingo de atividade de campo no polo de Tubarão

Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo

Alunos do curso de Educação Física de educação a distância do polo da Uninter em Tubarão (SC) realizaram no dia 2 de junho aulas de campo das disciplinas “Medidas e Avaliação” e “Voleibol”. Realizada num domingo, a prática contou com 19 acadêmicos e teve a primeira parte da aula pela manhã, com os estudantes realizando testes de aptidão física em duplas, em que um aluno fez o papel de avaliador e o outro de avaliado.

Segundo a coordenadora do polo, Liana Cargnin, o estudo das técnicas de medição e avaliação é de extrema importância para o profissional de educação física, uma vez que é ferramenta direta de trabalho. “A parte prática é fundamental para o aprendizado dos métodos. Através dos diversos protocolos existentes o profissional é capaz de avaliar, acompanhar e auxiliar seu cliente a atingir seus objetivos através da prática esportiva e de exercícios físicos supervisionados e de qualidade”, diz Liana.

Em seguida, os estudantes apresentaram trabalhos que foram distribuídos dias antes em uma reunião no polo. Na parte da tarde, os alunos praticaram exercícios de fundamentos do voleibol, em aula ministrada pela tutora Thays dos Santos Daglio. “Os alunos que já conheciam a modalidade aperfeiçoaram e tornaram mais técnicos seus conhecimentos sobre os fundamentos. Os que não conheciam conseguiram aprender e executá-los, todos com sucesso”, explica ela.

Liana também contou que os testes físicos avaliaram flexibilidade, impulsão, velocidade, força de membros superiores, agilidade, força abdominal e sistema cardiorrespiratório. Os dados coletados em cada avaliação seguiram o protocolo sugerido para cada teste, sendo que o resultado foi individualizado para cada aluno.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Tubarão


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *