Doce Natal mobiliza voluntariado e beneficia 800 crianças

Autor: Nayara Rosolen – Jornalista

Da doação de valores à embalagem com cuidado e o carinho da entrega, mais de 250 colaboradores da Uninter se engajaram na Campanha Doce Natal 2023. A ação realizada pelo Instituto IBGPEX em parceria com a área de Gestão de Pessoas do grupo educacional presentou 800 crianças de oito organizações sociais diferentes.

A festa de entrega, com a presença do Papai Noel, aconteceu no Instituto AMA, na manhã de 9 de dezembro. A entidade atende a 110 crianças por mês, sendo 60 delas em situação de risco social e em atividades de tempo integral. Os pequenos foram recepcionados com lanche, música e brincadeiras. Mais uma vez, para cada um real doado pelos colaboradores, a Uninter doou dois reais, triplicando o valor do montante, que chegou a aproximadamente R$ 30 mil reais.

Para o coordenador de Gestão de Pessoas da Uninter, Christiano Lopes Affonso, o resultado é “gratificante” não só por causa do valor. O profissional afirma que, assim como está no DNA da empresa transformar a vida das pessoas, é possível também por meio do voluntariado sentir a transformação causado no cotidiano de cada colaborador. “Criando esse ambiente de voluntariado, as pessoas se unem e unem forças. Isso acaba refletindo no dia a dia, em um ambiente colaborativo, participativo. Sentimos essa sinergia, esse engajamento, dentro da Uninter e nas atividades do dia a dia”, salienta.

Gerente de projetos sociais do IBGPEX, Rosemary Suzuki garante que o trabalho voluntário dentro do Grupo Uninter caminha em um movimento crescente. A princípio com ações dentro da empresa, depois com ações externas, mas ainda em horário de expediente. Desta vez, mais de 40 colaboradores se inscreveram para realizar o voluntariado no tempo livre. De acordo com Rosemary, é perceptível como o trabalho voluntário e a solidariedade têm se conectado com a cultura institucional.

“Sentimos que atingimos o objetivo quando deixo de falar que o voluntariado transforma e começo a dizer que o voluntariado me transforma. Sabemos que as crianças são impactadas, hoje certamente é um dia feliz para elas, mas tenho certeza de que a maior transformação acontece na vida das pessoas que doam seu tempo […]. Sou muito grata ao Grupo Uninter pela oportunidade que temos de desenvolver esse trabalho, que, de fato, é despertar pessoas para transformar a vida de outras pessoas”, conclui.

Segundo a pedagoga do Instituto AMA, Mirele Macedo Fonseca, as crianças atendidas diariamente pela entidade passaram por diferentes situações e são quadros delicados. Por isso, quando os voluntários transmitem amor e carinho, se sentem acolhidas. “Tem um significado muito importante para elas saber que têm pessoas que se preocupam, além de outras pessoas conhecerem esse trabalho social, que é tão importante. […] As crianças ficam animadas, ansiosas, sabendo que alguém vai vir passar o dia com eles”, declara.

As doações acontecem por meio do Pix ou transferência bancária, porque todos os brinquedos doados são pensados pela assistente social do IBGPEX, Fernanda Milane, que está à frente da campanha e seleciona cada presente de acordo com a idade e o desenvolvimento das crianças que os recebem.

“O presente é algo mágico. Durante o ano, as crianças não têm a oportunidade de receber esse presente que a Uninter está proporcionando. Além de qualidade, são com a faixa etária adequada e que não vão estragar com facilidade. Elas vão ter a oportunidade de dividir com os colegas, porque compramos muitos jogos didáticos e educativos, também para ajudar a organização de alguma forma”, afirma Fernanda.

Para as atividades realizadas em sala, foi criado um grupo de trabalho de brincadeiras, pelo qual os voluntários desenvolveram brincadeiras adequadas para cada idade e trabalharam mais diretamente na diversão das crianças.

Em busca da transformação para o bem

O advogado Carlos Eduardo Garcia atua no jurídico corporativo da Uninter. Há mais de dez anos, quando chega a época de Natal, ele troca o vestuário formal do trabalho e coloca a roupa de Papai Noel, para a alegria dos pequenos. Além da entrega dos presentes, durante a campanha Doce Natal, Carlos passou por todos os setores do grupo educacional, na busca por sensibilizar e engajar ainda mais os colaboradores da instituição.

“Fico muito feliz. O voluntariado é devolver o que se recebe de bem e, quando você faz o bem, recebe só o bem. Saímos energizados daqui, com a energia das crianças, de fazer o bem, é gratificante. Nos tornamos mais solidários, mais pacientes com outros, tentamos entender as dificuldades e isso também nos ajuda no dia a dia como profissional. Não tem como desejar nada diferente do que muita saúde, paz e um feliz Natal para todos!”, declara.

A jovem aprendiz da Secretaria Acadêmica da Uninter, Noemi Ribeiro, tem 19 anos e participou pela primeira vez de uma ação voluntária. Com a boa experiência, ela já tem planos de continuar o engajamento no voluntariado dentro e fora da empresa daqui para frente.

“Estou muito feliz, me sentindo muito bem. Sempre tive vontade, mas nunca tiver oportunidade. É algo muito legal o que a Uninter proporciona para a gente, porque nunca tive oportunidade fora. Fazer isso com pessoas do meu dia a dia, que eu converso e tenho convivência, é muito legal. Olhamos com mais carinho para pessoas com grau maior de necessidade. Sou cristã, então é um valor para mim inestimável, não tem como explicar”, finaliza.

Sobre o Instituto AMA

Com a missão de amar, o AMA é uma instituição filantrópica, sem fins econômicos ou qualquer vínculo com órgãos públicos. O objetivo é promover e articular ações em defesa dos direitos, prevenção, orientação, bem como prestar serviços para melhorar a qualidade de vida de crianças em situação de vulnerabilidade social. Ainda com apoio às famílias, buscando uma sociedade mais justa, solidária e igualitária.

O trabalho é mantido 100% com doações voluntárias. Além das 60 crianças em período integral, a entidade atende crianças com deficiência, que são ajudadas ao longo do tratamento, com medicamentos, fraldas, leite, cadeiras adaptadas e camas hospitalares.

Tudo de forma gratuita, planejada e continuada, com a supervisão e orientação de profissionais qualificados. Por isso, além de valores em dinheiro para manter as despesas e voluntariado direto com as crianças, a organização recebe todos os tipos de doação, como roupas, calçados, materiais de limpeza, alimentos, materiais didáticos, entre outros. Para ajudar, basta entrar em contato pelo site ou rede social.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen – Jornalista
Edição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *