Do ABC ao arduino: alunos desvendam o universo da robótica

Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica

Professores e doutorandos da Uninter realizaram um projeto de aulas práticas de robótica com cerca de 90 alunos da escola Professora Rosália Andrade Remonato, em Campo Largo (PR). A ação se estendeu durante quatro semanas para grupos de estudantes do 4º ano, com aulas aos sábados, de 9 a 30 de setembro. A iniciativa reúne a aplicação de conceitos de matemática, ciências e coordenação motora como ferramenta de aprendizagem.

O projeto se deu após a participação da diretora da escola, Juliana Maneira, no programa A hora das exatas, da Rádio Uninter, com apresentação das professoras Joice Diaz e Paloma Herzinger. Juliana trouxe as experiências da escola em exercícios de robótica com peças de Lego e comentou da necessidade de implantar o arduino para os alunos. Joice e Paloma levaram a ideia até a área de mestrado e doutorado em Educação e Novas Tecnologias do centro universitário, e os professores Luciano Frontino de Medeiros e Winston Sen Lun Fung implementaram a ação, com apoio da aluna do doutorado Scheila Dantas.

Os estudantes iniciaram a atividade no software de modelagem tridimensional Tinkercad, aprendendo na teoria e no ambiente virtual a como manusear ligações eletrônicas. Depois, foram reunidos em grupos e puderam aplicar os conceitos descobertos a um exercício com placas de arduino. O arduino é uma plataforma programável que permite aos usuários criarem objetos eletrônicos interativos e independentes. Além da plataforma, os alunos conheceram mais sobre o funcionamento de materiais robóticos e seu uso no dia a dia.

“Fazer as oficinas de robótica é muito gratificante. Como ela é uma aula animada, bastante lúdica, as crianças estão praticamente brincando. Elas se sentem muito à vontade para fazer as ligações [eletrônicas] e captam melhor as instruções que passamos”, explica Medeiros.

O entusiasmo e a dedicação dos alunos na condução das atividades foi observada pelos instrutores. “A gente até se surpreendeu, na verdade, com a facilidade que as crianças conseguiram aprender a programar”, afirma Scheila.

Matheus da Silva, 10, exalta a oficina como uma das melhores experiências que já teve na vida. Participante de um dos primeiros grupos a finalizar a experiência, o estudante se prontificou a ajudar outras equipes. “Foi muito legal! Eu queria fazer várias vezes”, diz.

A ação reafirma o propósito da Uninter de democratizar o acesso à educação e ao conhecimento, compreendendo diferentes faixas etárias e variadas atividades em suas ações sociais. “O nosso programa de mestrado e doutorado da Uninter cumpre essa função social a partir da inserção nas escolas e de toda essa prática que a gente consegue fazer com eles”, finaliza Medeiros.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *