FORMAÇÃO SUPERIOR

Direito trabalhista: um projeto de carreira

Na reta final da sua graduação, alunos do curso de Direito do 7º período tiveram a oportunidade de um bate-papo com o desembargador aposentado Marcio Gapski, que conversou sobre a atuação profissional na área trabalhista. O chanceler do Grupo Uninter, professor Wilson Picler, fez a apresentação do palestrante.

O encontro aconteceu no dia 16 de outubro no campus Garcez da Uninter, em Curitiba, organizado pela professora de Direito Tatiana Zempulski e pelo coordenador do curso, Jailson Araújo. Na palestra, o convidado destacou algumas estratégias de estudo para obter sucesso no ambiente acadêmico. Além disso, ressaltou que o estudante de Direito que chega aos 80% do curso já tem conhecimento suficiente para prestar um concurso para magistrado.

“A carreira de um juiz começa como substituto, depois passa para titular. Com o tempo, pode passar para uma promoção no tribunal como desembargador e eventualmente para ministro do Tribunal Superior do Trabalho. Nos dias de hoje, um juiz substituto pode perfeitamente permanecer no cargo e se aposentar por ali mesmo, pois as vagas que vão aparecendo como juiz titular são poucas, porque as movimentações de carreira são muito pequenas”, comenta o desembargador.

Os estudantes aproveitaram o encontro e interagiram com o palestrante. “Achei muito importante esse bate papo, pois eu senti que o desembargador queria passar algo além do conhecimento jurídico, de uma forma que nós como alunos possamos chegar onde ele chegou. Mesmo tendo dificuldades no ambiente acadêmico, elas podem ser ultrapassadas”, concluiu o aluno Leonardo dos Santos.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Sérgio Junior e Ilana Zaze - Estagiários de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Sérgio Junior – Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *