Diáconos se reúnem em Brasília para avaliar desafios dos trabalhos diaconais

A Comissão Nacional dos Diáconos (CND) realizou de 13 a 15 de março uma reunião ampliada com os presidentes e representantes das Comissões Regionais dos Diáconos (CRDs) e suas assessorias. Com a presença do presidente da CND, José Oliveira Cavalcante (de Crato-CE), e bispo referencial Dom Walter Magno (bispo auxiliar de Salvador), os participantes se reuniram na Casa de Encontros Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília (DF), para um diálogo sobre o andamento e os desafios dos trabalhos diaconais em todo o país.

O evento foi marcado por momentos de intensa espiritualidade, partilha de experiências e debates construtivos sobre temas cruciais como formação, liturgia e o Ano Jubilar. Na pauta, o Jubileu dos Diáconos, a ser realizado em Aparecida (SP), de 7 a 9 de agosto (as inscrições estão abertas no site da CND).

A CND-Brasil apresentou os próximos passos para o fortalecimento do diaconato no Brasil, incluindo o encontro dos Formadores de Escolas Diaconais, de 13 a 15 de outubro de 2025, na Casa “Dom Luciano” em Brasília. A Equipe Nacional de Assessoria Jurídica (ENAJ) apresentou os próximos passos após a aprovação do Estatuto da CND-Brasil em Assembleia realizada em janeiro de 2025, e aguardando a aprovação pela CNBB, que resultará na elaboração do Regimento Interno.

O professor de Teologia Católica da Uninter, diácono Márcio Pelinski, participou da reunião ampliada da CND. Como membro da Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica (ENAP), Pelinski colaborou com a preparação e apresentação de uma palestra, organizada de forma conjunta com os demais membros da ENAP (diáconos José Gomes e Vinicius) sobre o tema “Espiritualidade do Jubileu da Esperança 2025”.

Desde 2020 a Uninter possui uma parceria acadêmica para a concessão de descontos no curso de Teologia Católica para os diáconos filiados à CND-Brasil, colaborando assim com a formação permanente do diaconato brasileiro.

 Com informações da CND.
Incorporar HTML não disponível.
Créditos do Fotógrafo: Acervo pessoal Márcio Pelinski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *