Dia Mundial do Rock e seu poder de reflexão

Autor: Guilherme Augusto de Carvalho (*)

A música sempre esteve presente na vida da maioria das pessoas, seja como entretenimento ou uma lembrança que a melodia evoca. Há sempre uma canção para embalar nossos dias ou para se tornar a trilha sonora dos momentos especiais da nossa vida.

O rock é um dos gêneros que sempre esteve presente em nossa sociedade. Um estilo musical que está a todo o momento se reinventando e nunca perde o seu status.  O Dia Mundial do Rock, comemorado no dia 13 de julho, apesar de ter a alcunha de “Mundial”, é celebrado apenas no Brasil. A comemoração foi incentivada por duas rádios brasileiras, a 89 Rock e a 97 FM.

Tudo começou no dia 13 de julho de 1985, quando ocorreu um importante evento chamado de Live Aid, um show criado por Bob Geldolf e Midge Ure, que tinha como prioridade arrecadar dinheiro para pessoas em condição de vulnerabilidade na Etiópia. O show contou com 1,5 bilhões de pessoas e foi transmitido por muitos canais de televisão no mundo. O evento aconteceu não só em Londres e na Filadélfia, mas também em outros países como Japão e Austrália, mostrando, assim, a força e a mobilização que um estilo musical pode ter.

Nomes importantes da música estiveram presentes nesse evento, como a banda U2 e o cantor Elton John, entre tantos músicos famosos, sendo que o conhecido músico Phil Collins expressou o seu desejo de transformar a data no Dia Mundial do Rock, o que motivou as duas rádios brasileiras a proporem o estabelecimento dessa data.

Mais do que apenas uma comemoração de um estilo musical estabelecido, é interessante saber que a data está ligada a um tema muito relevante, visto que a desigualdade e as condições de vulnerabilidades são sentidas por muitas pessoas em inúmeros países até os dias atuais. Posicionar-se a favor dos menos favorecidos é questão de respeito aos seres humanos, uma atitude que vai muito além de um estilo de música.

Que, neste dia, possamos comemorar a existência de um estilo musical muito relevante, às vezes polêmico, mas também dono de mensagens de cunho reflexivo e muitas vezes de denúncia às contradições da nossa sociedade. É muito importante tirarmos um tempo para descontrair, refrescar a mente e nos deixar ser embalados pela música. Contudo, é possível fazer isso e também pensar sobre saídas para os muitos problemas que temos em nossa sociedade.

Que possamos, neste dia, refletir e lembrar que em muitos lugares, seja do nosso país ou em muitos outros, pessoas travam vários desafios pessoais para lidar com a falta de condições de ter o básico para viver. A dignidade e o acesso a uma vida justa é um direito de todos.

Que o Dia Mundial do Rock seja um momento de alegria e de luta a favor do respeito e do acesso a uma vida digna para as pessoas.

*Guilherme Augusto de Carvalho é mestrando em Filosofia, bacharel em Teologia, especialista em Filosofia, Ciências da Religião e Ensino Religioso. Professor da Área de Humanidades do Centro Universitário Internacional Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Guilherme Augusto de Carvalho (*)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *