Determinantes sociais afetam a saúde da população brasileira

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

Estudados desde a década de 1970, os determinantes sociais da saúde (DDS) compreendem uma série de fatores da sociedade que influenciam a saúde de diferentes populações. Habitação, renda, cultura, trabalho estão entre os exemplos observados ao longo dos anos por profissionais da área.

A assistente social e professora do curso de Bacharelado em Serviço Social da Uninter Neiva Silvana Hack explica que cada vez mais se entende a saúde por uma lógica de conceito ampliado, que apresenta muitas variáveis. Ela esclarece que a saúde não é somente a ausência de doenças, mas também a promoção de qualidade de vida em todos os âmbitos.

Esse visão reforça o entendimento de como aspectos sociais, geográficos e estruturais podem impactar a saúde da população de maneira drástica, afirma a profissional. A desigualdade, por exemplo, é um desses aspectos. O Relatório sobre as Desigualdades Mundiais 2021 aponta que, entre os mais de 100 países analisados no relatório, o Brasil é um dos mais desiguais.

Segundo o relatório, a metade mais pobre no Brasil possui menos de 1% da riqueza do país enquanto o 1% mais rico possui quase a metade da fortuna patrimonial brasileira. As consequências dessa disparidade para a saúde são diretas, já que: “Quanto melhores forem as condições socioeconômicas, melhor são as condições de saúde da população”, diz Neiva.

A dificuldade de acesso a emprego e renda por parte da população prejudica aspectos como alimentação de qualidade, bem-estar e o acesso a atividades de promoção de saúde. A prevenção a doenças também fica comprometida nesses casos.

Outro fator diretamente ligado à saúde dos brasileiros é o saneamento básico. De acordo com a 14ª edição do Ranking do Saneamento, publicado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados, cerca de 35 milhões de pessoas no Brasil vivem sem água tratada e aproximadamente 100 milhões não têm acesso à coleta de esgoto. Essa realidade favorece o aumento de doenças evitáveis nessa parcela da população.

Na opinião de Neiva Silvana Hack, a sociedade deve trabalhar para oferecer uma economia que promova saúde para a população, combatendo as desigualdades. “Temos que proporcionar condições de acesso a renda, alimentação, saneamento.”

Os determinantes sociais da saúde foram tema da live “Bate-Papo com Profissional”, transmitido pela Escola Superior de Saúde Única da Uninter (ESSU) em 23 de fevereiro. Apresentada pela Coordenadora do Curso de Bacharelado em Serviço Social da Uninter Adriane Baglioli, a live contou com a participação das professoras da ESSU Neiva Silvana Hack, Louise Scussiato e Deisi Benedet.

Assista à live Bate-Papo com Profissional: determinantes sociais em saúde pelo canal de Youtube da Escola Superior de Saúde Única da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pixabay e reprodução do Youtube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *