Descanso merecido? Redescobrir para sobreviver

Autor: José Carlos Moraes*

Acredito que de vez em quando merecemos um descanso para o corpo e também a mente. Existem muitos compromissos a cumprir diariamente e que provocam uma corrida contra o relógio, acelerando a todos como piloto de Fórmula 1, para cumprir as agendas em tempo recorde todos os dias, rotineiramente. Tal descanso por vezes é necessário para arejar as ideias, estabelecer procedimentos criativos, e também serve para organização mental visando novas descobertas. Claro que redescobrir a roda talvez não seja o principal objetivo na vida, mas produzir mais e diferente, com foco inigualável.

Descobrir um novo talento internamente talvez seja um tanto difícil, pois o indivíduo tem a possibilidade de tê-lo guardado tão bem que não se encontra mais, devido a um descanso atribuído anteriormente que iniciou uma sonolência e depois, um sono profundo no indivíduo. Despertar é preciso! O indivíduo necessário ao século XXI é alguém com perfil generalista, este não é utilizado somente como uma mão de obra do pescoço para baixo, mas sim, do pescoço para cima e com um cérebro criativo e pensante.

O grande destaque de uma nação, sem dúvida, é um povo forte e pujante, capaz de sobressair a situações corriqueiras, e também lutar contra o inimigo desconhecido. A zona de descanso faz com que o relaxamento corriqueiro ocorra sim, mas o despertar venha com a força de um tornado, destronando a inércia, movendo os objetos de um lugar para outro e mostrando cenários antes obscurecidos pela inércia, mas que sempre lá estiveram; acomodados e instalados de muito tempo.

A pandemia iniciada em março de 2020 no Brasil, provocou mudanças no cenário nacional, números econômicos que tinham um destino traçado para 2020, serão com certeza escalonados novamente. As metas da população talvez entraram na inércia com o desemprego que provocou pânico e desaquecimento da economia. Esta instabilidade provocou a muitos para se descobrirem e gerarem novas possibilidades, com certeza muitos talentos afloraram devido a criatividade desabrochada a força devido a acomodação de tempos, pessoas com perfil de operário, se reinventaram e transformaram-se em líderes; afinal, encontraram seu talento adormecido.

Até mesmo as religiões se reinventaram com a pandemia e passaram a utilizar ainda mais a internet para interagir com os fiéis, não permitindo que o rebanho fosse para outros rumos e andasse perdido em caminhos nefastos, sem o apoio do seu líder religioso. Os números mostrarão muitas realidades e ao final desta situação pandêmica, surgirão os casos de sucesso, empresas adormecidas e que se reinventaram para sobreviver a um caos. Ao ler este pequeno excerto de texto, veja quais foram suas contribuições para o legado pandêmico da humanidade.

* José Carlos Moraes é mestre em Teologia, professor da área de Humanidades na Licenciatura em Ciências da Religião da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: José Carlos Moraes*
Créditos do Fotógrafo: Artem Beliaikin/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *