De Sombrio a Tubarão, projeto bota todo mundo pra correr

Autor: Renan Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo

A corrida é um dos exercícios mais praticados no mundo. Recomendada por médicos, ela auxilia na perda de peso, exercita diversos músculos e melhora a qualidade de vida dos praticantes. Em 2019 o polo da Uninter na cidade de Sombrio (SC) desenvolveu o Projeto Mova-se.

A iniciativa é monitorada pela aluna do curso de Educação Física Rejane Machado, sob a orientação do professor Jhonata Jaboinski, tutor do curso. O projeto tem como objetivo promover a saúde e a qualidade de vida, não só dos alunos e colaboradores da instituição, mas também da comunidade geral de Sombrio e região.

As atividades ocorrem no município de Balneário Gaivota, toda terça-feira de manhã, às 7h, e nas quintas-feiras à noite, às 20h. Os participantes são divididos em grupos de acordo com o condicionamento físico de cada um.

“A gente faz uma série de aquecimentos para começar e depois dividimos em pequenos grupos, dependendo do desempenho que cada um consegue ter, e a partir daí vamos acompanhando para auxiliá-los”, comenta Jhonata.

Segundo o professor, a prática melhora as funções motoras e cardiorrespiratórias dos participantes, resultando em uma maior qualidade de vida. O projeto recebe pessoas de 12 a 70 anos, que praticam a corrida por lazer ou ainda que pretendem competir.

No dia 24.03.2020, ocorreu em Tubarão (SC) a primeira etapa do Circuito Giassi de Corridas e Caminhadas. O evento é promovido pela rede de mercados Giassi e passa por várias cidades do estado de Santa Catarina. Os alunos do Projeto Mova-se participaram em diversas provas, com destaque para a monitora Rejane Machado, que venceu a disputa da maratona na categoria feminina.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renan Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Sombrio


1 thought on “De Sombrio a Tubarão, projeto bota todo mundo pra correr

  1. Esse projeto é muito bom porque ele não só ajudar a melhorar a saúde das pessoas, mais sim a autoestima que é uma das coisas mais importantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *