Curso irá desmistificar a matemática financeira no cotidiano de lares e empresas

Gabriel Bukalowski – Estudante de Jornalismo

O brasileiro lida com uma inflação média de 5,78% ao ano, e qualquer gasto adicional pode trazer reflexos negativos no orçamento doméstico ou empresarial se não houver um controle das despesas. Saber calcular os custos e tomar decisões certas na hora da compra pode fazer o dinheiro render e evitar o pagamento desnecessário de juros. A isso se dá o nome de matemática financeira.

A gestora e professora do polo da UNINTER em Rio Negro (PR), Gicele Wormsbecher, explica que a matemática financeira é útil para enxugar os gastos e reeducar na hora da compra. “Quando recebemos o salário no começo do mês, já existe um planejamento do que será utilizado para pagar contas, compras no mercado, consumo pessoal, transporte e outras despesas”, diz.

A matemática financeira é uma ferramenta fundamental para analisar o cotidiano financeiro e “pegar uma carona” na máquina do tempo da matemática, com o objetivo de planejar a vida financeira tanto de uma empresa como de uma residência. “Em qualquer ação que se faça, como derramar o shampoo no banheiro ou quebrar um prato de louça, precisamos estar preocupados com o gasto”, brinca Gicele.

Para desmistificar o uso cotidiano da matemática financeira, o polo de Rio Negro oferecerá a partir de 22 de novembro um curso de extensão sobre o tema, com o professor Ademar Flavio Alexandre. Voltado aos alunos da área administrativa e contábeis, o curso também será aberto ao público em geral. O objetivo é sistematizar o raciocínio matemático voltado tanto para o gerenciamento financeiro de grandes, médias e pequenas organizações quanto para uma simples residência.

Gicele destaca que existe uma defasagem muito grande nos conteúdos básicos entre os egressos do Ensino Médio, chegando ao ensino superior com enormes dificuldades em relação à matemática. “Primeiro, o professor do curso faz um diagnóstico dos alunos e inicia o trabalho a partir do que eles já sabem”, explica. Muitas vezes, a matemática básica é abordada como revisão e possibilidade para a compreensão de novos raciocínios de cálculos.

Edição: Mauri König

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *