Curitiba entra na rede das cidades educadoras

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

A Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) é uma iniciativa que busca promover a melhoria da qualidade de ensino no mundo. O objetivo da associação é tornar o acesso à educação mais democrático e diminuir o preconceito e a violência através dela. A AICE tem uma “Carta das Cidades Educadoras”, com 20 metas que as cidades membro devem se comprometer a buscar.

Criada em 1994, a associação conta com a parceria de 493 cidades em 36 países ao redor do globo. Entre os países parceiros da AICE está o Brasil, com 20 cidades participantes, inclusive Curitiba (PR), que se tornou membro no último dia 9 de outubro. A capital do Paraná passou a integrar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras ao lado de São Paulo, Santo André, Mauá, Embu, Belo Horizonte, Sorocaba, São Carlos, entre outras.

Para formalizar a adesão de Curitiba à iniciativa, foi realizada uma solenidade na Sala Barigui, no Parque Barigui. A Uninter marcou presença, pois uma cidade entrar para a AICE significa um comprometimento ainda maior com a educação e as inovações que a envolvem, que é um dos pilares fundamentais da instituição. O coordenador dos cursos de pós-graduação da Uninter, Alceli Ribeiro Alves, esteve presente no evento.

“Nos prepararmos para as mudanças que irão acontecer na oferta de cursos, no currículo das escolas e instituições de ensino superior, na formação de professores e na gestão da aprendizagem de modo geral. A cidade como meio para promover e estimular a educação é um caminho sem volta, estamos felizes por poder vivenciar essas transformações”.

Como parte da agenda do projeto, no dia 10 de outubro foi realizado o workshop “Formação Intersetorial sobre Cidades Educadoras”, no mesmo local. Palestraram o coordenador da Rede Brasileira de Cidades Educadoras (REBRACE), Ramires Brilhante, e o professor formador em Cidades Educadoras, Marcio Tascheto da Silva. Participaram do evento chefes de Núcleos Regionais da Educação, autoridades, prefeitos de diversos municípios do Paraná, professores e educadores da rede municipal de Curitiba e de outras cidades, além de membros da comunidade.

Professores da Uninter também marcaram presença: Alceli Ribeiro Alves, Mario Sérgio Cunha Alencastro e Sueli Pereira Donato, do Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias. Ao final, o professor Alceli presenteou os palestrantes e com exemplares de seu livro, intitulado “Cidades Educadoras: um olhar acerca da cidade quem educa”, destacando o comprometimento da Uninter com este projeto.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Reprodução site Cidades Educadoras


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *