Conheça o Centro de Criação e Desenvolvimento Dialógico (CCDD) do Centro Universitário UNINTER

Há cerca de um ano, a equipe do CCDD teve um grande desafio: elaborar uma nova proposta pedagógica para os cursos de graduação do Centro Universitário UNINTER. Adaptando alguns princípios andragógicos e usando os conceitos de hipertextos e objetos de aprendizagem, o centro desenvolveu uma Rota de Aprendizagem mais moderna e agradável, indo ao encontro das necessidades do aluno adulto que estuda à distância.

O ensino a distância (EAD) exige maior sensibilização audiovisual, sendo uma maneira inteligente e eficiente de utilizar os recursos digitais a favor da educação; e por se tratar de cidadãos adultos, foi preciso desenvolver uma maneira de estimular a pesquisa e o autoestudo, bem como fomentar a reflexão dos alunos. Nesse sentido, e pela falta de modelos já testados e aceitas, o CCDD desenvolveu uma metodologia que pudesse extrair ao máximo o potencial do aluno, levando-o a uma aprendizagem significativa. A ideia, então, foi utilizar diferentes recursos educacionais digitais. De acordo com a gerente do CCDD, Paula Renata, “é uma peça-chave para esta proposta”, completa.

A nova rota de aprendizagem, portanto, segue alguns princípios da educação adulta, considerando a sua aprendizagem pelo meio digital:

  1. Sensibilização (motivação)
  2. Pesquisa (estudo)
  3. Discussão (esclarecimento)
  4. Experimentação (prática)
  5. Conclusão (convergência)
  1. Compartilhamento (sedimentação)

A rota interativa é proposta no formato hipertextual, em que o aluno é incitado a navegar por links que visam complementar seus estudos, enriquecer sua compreensão e estimular a vontade de aprender; bem como rizomático, que permite o aluno transitar pelo ambiente da aula de forma livre ou orientada. Os recursos de aprendizagem são ferramentas gráfico-digitais que colocam o aluno e o conhecimento no foco da aprendizagem. O desenvolvimento desses recursos tem como base a pesquisa do tema e a sua aplicação prática, levando o aluno a um ambiente contextualizado e favorável à reflexão e ao aprofundamento da questão estudada.

Atualmente, a equipe do CCDD desenvolve recursos como vídeos, imagens, áudios, textos, gráficos, tabelas, tutoriais, jogos educacionais, mapas, animações, infográficos, entre outros. Para a supervisora de projetos, Helenice Jamur, “é um grande desafio propor um novo formato de estudo como esse porque ele representa uma mudança, e ficamos muito ansiosos com os resultados […] mas os frutos já estão sendo colhidos, já recebemos dezenas de elogios dos alunos, através das páginas oficiais do Grupo Uninter, e também dos coordenadores e tutores, que notaram uma sensível melhora na aprendizagem dos alunos”.

A equipe do CCDD está localizada na sede do Mossunguê e esta dividida no desenvolvimento dos recursos educacionais e das rotas de aprendizagem interativa, e na produção gráfica destes. “Colocamos toda a equipe gráfica para atender este projeto. Estamos muito satisfeitos com os resultados”, aponta o coordenador de Produção Multimídia, Mauro Costa.

O Centro Universitário UNINTER dispõe de dezenas de cursos de graduação à distância, todos seguem a nova proposta de aprendizagem. A intenção, em breve, é estender o alcance do modelo, adaptando-o para a pós-graduação e demais projetos do Grupo UNINTER. Para a coordenadora de produção, Mônica Smaniotto, o envolvimento e as contribuições dos coordenadores e tutores na elaboração das rotas e objetos de aprendizagem tem sido de suma importância para o sucesso do projeto. “O trabalho em conjunto tem trazido ótimos resultados e grande satisfação por parte dos alunos. Estamos nos preparando para atender mais projetos do Grupo, pois a aceitação tem sido muito positiva”, completa.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *