Como utilizar as suas redes sociais da forma certa

Autor: Valéria Alves - Assistente multimídia

Em ranking lançado pela empresa GlobalWebIndex em 2019, o Brasil ocupa o segundo lugar entre os países que mais usam as redes sociais no mundo. Mas você sabe como utilizá-las corretamente?

Na Maratona de Sustentabilidade Uninter que aconteceu na sexta-feira, 08.jun.2020, a professora do curso de Marketing Digital da Uninter Maria Avis falou sobre o assunto, dando várias dicas de como utilizar as mídias sociais como um canal de comunicação não só para o meio ambiente – tema central do evento -, mas também para a vida pessoal e profissional de cada um.

Para isso, ela citou alguns cuidados que precisamos ter no meio online, começando pela desinformação e propagação de notícias falsas (as conhecidas fake news).

Por vivermos em um momento onde estamos todos conectados e somos cada vez mais imediatistas, é comum querermos ser os primeiros a compartilhar uma notícia. Porém, antes disso, é importante sempre checar a veracidade do que foi publicado, afinal, as fakes news existem e se propagam rápido porque são muito compartilhadas.

Além dessa questão, Maria falou sobre a responsabilidade e bom-senso na hora de escrever publicações. “Tudo tem dois lados. Da mesma forma que você pode ser prejudicado por postar uma coisa, você pode ser beneficiado também”, afirma ela.

Como conselho, a professora encorajou a todos a gerarem conteúdo de qualidade no ambiente virtual e possuírem uma abordagem mais ativa nas redes sociais. “A internet não faz sentido se não gerarmos conteúdo pois ela é colaborativa”, explica. Então, para aqueles que querem começar a praticar isso, uma das dicas é escrever suas próprias opiniões baseadas em notícias verídicas, por exemplo, ao invés de somente repostar algo de alguém.

É difícil administrar todas as redes sociais ao mesmo, e é importante lembrar que cada uma delas possuí sua própria característica e exige um determinado tipo de conteúdo. Por esse motivo, é importante separar pelo menos um tempo do seu dia para atualizar as redes que você utiliza.

Maria Avis falou também sobre o perfil do usuário e outros tópicos essenciais para a construção de um bom conteúdo. O mediador dessa palestra foi o professor biólogo William Sales, e juntos, os dois encerraram a Maratona de Sustentabilidade, sendo a última palestra do evento.

“Estou no Linkedin há muito tempo, mas me animei para produzir conteúdo; professora Maria me fez tomar coragem e vou mudar isso…obrigada!” disse Mari Inês nos comentários da live. Júnior Costa também afirmou ter gostado das dicas: “Vou precisar para divulgar meu trabalho…Show essa última palestra”.

Você pode acessar o conteúdo completa clicando nesse link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves - Assistente multimídia
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *