Como minimizar e prevenir o “technoestress” ocasionado pelo teletrabalho

Autor: Flávia Roberta Fernandes*

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), algumas ações devem ser tomadas pelas organizações e profissionais para a atuação dos colaboradores na modalidade de teletrabalho. A começar pelo suporte de superiores imediatos e a disponibilização de equipamentos tecnológicos apropriados para a execução das atividades.

Seguido da definição de expectativas claras quanto às atividades desempenhadas, assim como as metas e resultados esperados. Por fim, a relação de trabalho deve ser pautada na autonomia delegada aos colaboradores para a realização das atividades, bem como para a administração de seu tempo, incluindo a delimitação de horas de trabalho, já que o teletrabalho não é sinônimo de “trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana”.

Pesquisas mostram que os profissionais neste formato de trabalho têm dispendido mais horas por dia em atividades laborais e gasto parte do seu tempo em reuniões virtuais, sejam individuais ou em grupo. Para que haja um devido equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional, podemos nos valer de algumas dicas registradas pela Organização Internacional do Trabalho (Teleworking during the COVID-19 pandemic and beyond – a practical guide) para repensar ações práticas e conjuntas entre as organizações e profissionais com o intuito de minimizar possíveis desgastes e esgotamentos físicos, emocionais e intelectuais que podem ser em muitos momentos, causados pelo teletrabalho e pelo estresse e sobrecarga tecnológica, ou “Technostress”, como apontado pela OIT.

Neste sentido, em termos de gestão, as organizações precisarão rever a forma de acompanhamento e controle, pautando-se em entregas de resultados, superando a lógica do trabalho atrelado ao “bater o ponto”. Já se percebe a necessidade de elaboração de um plano de trabalho capaz de estabelecer horários, atividades, prioridades e prazos de entrega e que pode ser elaborado conjuntamente entre as duas partes respeitando a autonomia das funções.

Em caso de treinamentos e reuniões, é fundamental evitar um grupo grande de pessoas, pois o foco e a objetividade do encontro podem ser desperdiçadas. Cabe lembrar que existem diferentes perfis de profissionais em uma equipe com distintas habilidades, por isso, preferencialmente, reúna grupos menores, centralize processos/informações e trabalhe com pessoas chaves que serão disseminadores do conhecimento e poderão replicar e ajudar nas mudanças adaptações.

A otimização do tempo pode ocorrer ainda, com reuniões objetivas com pautas determinadas. Em substituição a um número elevado de reuniões os gestores podem usar um e-mail orientativo, um tutorial didático, ou vídeo explicativo, estratégias que oportunizam o funcionário rever a sua conduta com objetividade.

Alinhado com as ações organizacionais, por outro lado, requer-se dos profissionais em teletrabalho o planejamento e organização, para a execução de suas atividades rotineiras.  Desta maneira, a definição de uma agenda diária de trabalho deve nortear as atividades a serem realizadas, salvaguardando suas prioridades e urgência. A escolha de um ambiente tranquilo, com uma estrutura ergonômica básica deve ser pensado prezando pelo bem-estar desses profissionais, e isso vale ainda para a realização de pausas e intervalos para o “cafezinho” e refeições de forma adequada.

Para otimizar seu tempo, concentre energia e foco em uma atividade por vez, para, desta forma, você estar alinhado a minimizar erros e retrabalho. Faça uso de ferramentas que podem facilitar a gestão de tempo e produtividade, como aplicativos e organizadores disponíveis gratuitamente. Mantenha-se conectado com sua equipe de trabalho, estabelecendo um diálogo periódico com seus superiores e colegas, alinhando as tarefas e entregas, e esteja atento a compartilhar seus conhecimentos e boas práticas, afinal estamos num período de aprendizado coletivo.

Por fim, marque encontros virtuais informais com os colegas de trabalho, para jogar conversa fora e policie-se para separar as atividades pessoais e profissionais, estabelecendo horários definidos para o trabalho, mas sem abrir mão dos períodos específicos de descanso.

* Flávia Roberta Fernandes é professora tutora dos cursos Gestão Empreendedora de Serviços e Assessoria Executiva Digital da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Flávia Roberta Fernandes*
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *