Como evitar a contaminação de alimentos

Autor: Luiz Garcel Jr. - Estagiário de Jornalismo

A intoxicação causada por alimentos é a causa de morte de 350 mil pessoas por ano. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 582 milhões adoecem em virtude de alimentos ingeridos em más condições. As regiões mais afetadas são a África e o Sudeste Asiático, onde 40% são crianças com menos de 5 anos.

A contaminação está relacionada principalmente na ingestão que ignora hábitos de higiene e a validade dos alimentos, bem como sua procedência. Entre as doenças mais comuns transmitidas por alimentos estão a salmonela, botulismo, cólera, amebíase e toxoplasmose.

De acordo com a OMS, 40% das doenças transmitidas por alimentos acontecem dentro de casa por contaminação química (por algum tipo de substância ou reagente químico) ou biológica (por substâncias produzidas por organismos vivos). Os sintomas mais comuns são náusea, vômito, dor abdominal, cólica, diarreia e indisposição. Em alguns casos pode provocar febre ou problemas neurológicos e até mesmo insuficiência renal. Independentemente da situação, o médico deve ser procurado em casos de suspeita de contaminação.

Os cuidados também devem considerar a água como meio de transmissão de doenças. Bebedouros de água, por exemplo, devem ser higienizados a cada troca, assim como a limpeza da caixa d’água ou cisternas.

A medicina veterinária tem um papel importante na inspeção de alimentos de origem animal e na área da saúde pública, garantindo as boas práticas de fabricação. Segundo a médica veterinária Poliana Souza, a maioria das doenças transmitidas por alimentos de origem animal são as zoonoses. A brucelose, por exemplo, é uma doença bacteriana que pode ser transmitida pelos derivados do leite se não houver uma higienização adequada no animal, tais como as vacinas e o trato constante do profissional veterinário.

Mesmo assim, a profissional explica que nem sempre os animais são responsáveis pelas contaminações. “Qualquer alimento tem o potencial de transmitir uma doença. Não é porque é de origem animal que o risco é maior”, afirma a médica veterinária.

Ela ainda destaca que o veterinário deve acompanhar o crescimento e desenvolvimento do animal para garantir o controle de qualidade, fazendo com que o produto alcance o consumidor final.

Dicas para evitar contaminação de alimentos

  1. Dentro de casa, é necessário a atenção especial para os animais domésticos que transitam pelo ambiente;
  2. Sempre lavar as mãos antes do preparo de alimentos;
  3. Àqueles que gostam de cultivar uma pequena horta no quintal, recomenda-se o uso do hipoclorito de sódio para a sanitização;
  4. Alimentos como carnes, queijos, derivados do leite em geral, devem ser observados os selos de qualidade e inspeção emitidos pelos órgãos competentes;
  5. Os alimentos não devem ser deixados fora da geladeira por um período muito longo, pois as bactérias levam até duas horas para se proliferarem.

O programa Saúde em Foco, da Rádio Uninter, tratou sobre doenças transmitidas por alimentos. A edição de 15 de agosto contou com participação da professora do curso de Nutrição Elaine Martins e a tutora de Medicina Veterinária, Poliana Souza. Com apresentação da jornalista Barbara Carvalho, o programa pode ser conferido na íntegra neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Luiz Garcel Jr. - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Getty Images


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *