Colaboradores em movimento por uma vida mais saudável

Autor: Evandro Tosin - jornalista

Um dia para iniciar e estimular prática de atividade física regular. Em 31 de maio, foi comemorado o 29º Dia do Desafio em diferentes regiões do mundo. Neste ano, o tema escolhido foi “Muito mais que um dia!”, como incentivo à prática regular de atividades físicas no combate ao sedentarismo – em uma das maiores campanhas mundiais de promoção e bem-estar em saúde. A iniciativa propõe a realização de  qualquer tipo de atividade física durante pelo menos 15 minutos sucessivos.

Mas como esse movimento iniciou? No inverno de 1983, em Saskatoon, no Canadá, as temperaturas estavam congelantes. Para promover o bem-estar da população, o prefeito Clifford Wright motivou os moradores a caminharem e aquecerem o corpo. Um ano depois, Clifford convidou a cidade vizinha que aceitou participar da caminhada.

O Dia do Desafio ganhou força quando a Associação Internacional de Esporte para Todos (Tafisa) assumiu a gestão do evento em 1990. A iniciativa tem o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Associação Internacional de Esporte e Cultura (Isca).

Desde 1995, no Brasil a ação é coordenada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Em 2011, por exemplo, o Dia do Desafio alcançou recorde de participações em suas edições, acontecendo em mais de 4.023 cidades e com adesão de 63.611.208 pessoas no continente americano.

A Uninter também entrou no clima e promoveu o desafio para os colaboradores. O evento contou com transmissão ao vivo pelo Youtube da Escola Superior da Educação (clique aqui) e Facebook da Área de Linguagens Cultural e Corporal da Uninter (assista aqui). O encontro realizado pela Escola de Educação da Uninter, teve a apresentação do coordenador dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da Uninter, Marcos Ruiz, que realizou a contextualização da temática, com participação da diretora da Escola de Educação, Dinamara Machado, e a equipe de docentes da Área de Linguagens Cultural e Corporal.

“Esse dia é um desafio para pensarmos um estilo de vida mais ativo. A mídia tem feito divulgação constante em relação ao sedentarismo, associado às diversas doenças vinculadas com isso, o Dia do Desafio é uma nova forma de viver, mais saudável com as práticas da atividade física, do exercício e do esporte”, afirma Ruiz.

O professor da área de Linguagens Cultural e Corporal Carlos Alberto Holdefer e a profissional de Educação Física da Ergonomics Mariane Binotto Melo conduziram a atividade de Ginástica laboral e de relaxamento com participação dos colaboradores da Unidade Garcez, Corporativo, o polo Carlos Gomes na capital paranaense e o polo de Santa Cruz do Sul (RS).

Ao final, após a condução da atividade, Holdefer  incentivou a prática do exercício e da atividade física recorrente. “Faça exercício físico regular, altere os seus hábitos diários, ao invés de ir pelo elevador, vá pela escada. Vá ao supermercado caminhando, aproveitem os espaços públicos que existem na sua cidade, e tome uma atitude em prol da sua saúde”, comenta.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *