GESTÃO

Coaching e liderança como estratégias de sucesso na vida profissional

Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo

Ao ingressar num curso superior, inicia-se um processo de desenvolvimento pessoal que modifica profundamente a vida do estudante. Para refletir sobre essa trajetória, alunos do curso de Processos Gerenciais da Uninter tiveram a oportunidade de conversar sobre coaching e liderança com a master coach Adriana Carvalho, no dia 20 de agosto. O evento foi realizado como uma atividade prática da disciplina de mesmo nome.

Adriana, que também é professora e gestora de recursos humanos, discutiu com os estudantes algumas maneiras de impulsionar e consolidar suas carreiras no mercado de trabalho. Uma das estratégias abordadas foi a análise de SWOT, um método empregado para realizar planos de negócios que identifica: pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças.

A coach explicou que esse método pode ser usado também nos âmbitos pessoal e profissional, pois é uma maneira de identificar aspectos a serem aperfeiçoados. Durante a palestra, os alunos puderam realizar uma dinâmica na qual tinham que detalhar os pontos positivos e negativos de seus colegas. Segundo Adriana, o autoconhecimento é a chave para um líder exercer uma gestão de sucesso no cenário atual, o qual exige cada vez mais dos profissionais.

“Hoje, dentro das organizações, o que mais impacta no aspecto da liderança é o comportamento. Será que meu comportamento é mais assertivo, é mais democrático ou liberal? Eu preciso entender qual é o perfil que eu preciso exercer dentro da empresa”, explica a gestora.

Ao longo do evento, os alunos puderam tirar dúvidas sobre situações que já viveram no mercado de trabalho. Adriana explica que para aproveitar as oportunidades de se tornar um líder, além de identificar qual é o perfil de liderança que sua organização precisa, o profissional precisa desenvolver suas habilidades de comunicação nesse processo.

“A comunicação é a palavra chave do líder. Uma comunicação assertiva, uma comunicação que lidera e conduz a sua equipe, que foca nos resultados e trabalha em parceria com a organização”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *