Centro dá suporte psicológico a alunos e professores

 

Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo

Responsável por estudar os traços psíquicos e o comportamento do ser humano, o psicólogo é o profissional que, ao analisar questões internas do paciente, ajuda-o em questões vividas no seu dia-a-dia. Engana-se quem pensa que deve procurar esse profissional apenas pessoas que se encontram com desordens mentais. A orientação desse especialista também serve para ajudar quem está passando por um momento difícil, tem problemas para se relacionar, ou está em busca de autoconhecimento.

A Uninter, por exemplo, criou em 2005 o Centro de Atendimento Psicopedagógico (CAP), um serviço ofertado gratuitamente a todos os seus alunos que tenham dificuldade de aprendizagem, questões emocionais, dificuldades com relacionamentos familiares e sociais em geral, entre outros. Segundo o coordenador do CAP, Ivo Carraro, as três demandas mais procuradas são: ansiedade, relacionamento familiar e dificuldades de aprendizagem. Carraro fala como esses atendimentos auxiliam a vida dos estudantes.

“O CAP é uma espécie de âncora para as questões psíquicas dos estudantes do Grupo Uninter. Com isso, forma pessoas melhores, profissionais mais eficazes. Quando se sabe que caminho seguir para vencer os desafios, a vida fica mais plena de sentido. Os estudos passam a ser mais significativos. A ideia de desistir de estudar passa a ser minimizada. O relacionamento com os familiares se harmonizam”, conta Ivo.

Desde que o serviço começou a funcionar, em março de 2005, foram realizados 3.154 encontros até janeiro de 2017. Entre os atendidos, 1071 eram estudantes presenciais e da educação a distância, 56 eram colaboradores, 11 professores, oito ex-estudantes e 132 da comunidade. Segundo Ivo, os atendimentos à comunidade aconteceram por solicitação dos próprios estudantes da Uninter. “É o espírito de ajuda solidária em ação, ajudar quem precisa. É também uma forma de contribuição social da instituição”, comenta.

No decorrer dos atendimentos, cada pessoa tem a oportunidade de passar pelo importante processo de se conhecer, cada um à sua maneira. “A forma de ser de cada um que passa pelo CAP é notória. Compreende-se melhor os mecanismos psíquicos e, então, se aprimora o autoconhecimento tão importante no processo de vida de cada um”, explica o psicólogo.

O atendimento no CAP é feito pelo psicólogo Ivo Carraro e pode ser agendado por alunos e colaboradores da Uninter pessoalmente no 1º andar do Campus Garcez ou por telefone (41) 2101-3453, de segunda a sexta a partir das 14 horas.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *