Carnaval e alimentação saudável: dicas para passar bem

Autor: *Elaine Cristine de Souza Martins

O Carnaval está chegando! E para usufruir plenamente da festividade intensa e repleta de energia, é fundamental estar atento à saúde e ao bem-estar. Para garantir um carnaval saudável, promovendo vitalidade e cuidando do corpo, devemos seguir algumas orientações. 

Antes da Folia: a preparação 

Antes de cair na folia, é necessário preparar o corpo. A melhor escolha é optar por refeições leves e nutritivas, equilibradas em carboidratos, proteínas e gorduras, e ricas em frutas, verduras e legumes. Esses alimentos fornecem vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para fortalecer o sistema imunológico e garantir a energia necessária para os dias de festa. A hidratação e a alimentação adequada são fundamentais neste período.

Durante as Festas: equilíbrio na hidratação e alimentação

É fundamental adotar medidas para manter o equilíbrio. Para garantir uma experiência festiva sem sacrificar a saúde, é aconselhável não consumir bebidas alcoólicas de estômago vazio. Para evitar a desidratação, é recomendável intercalar a ingestão de água com o consumo de álcool. A hidratação deve ser a prioridade, intensificando o consumo de água, água de coco e suco natural de frutas. 

Além disso, é essencial zelar pela qualidade e higiene dos alimentos consumidos fora de casa. Evite as opções como fast food e produtos ultraprocessados, conhecidos por seus altos teores de açúcares e gorduras. Em vez disso, escolha frutas frescas, sanduíches leves ou snacks ricos em proteínas. Essas opções contribuem para manter os níveis de energia, ao mesmo tempo que ajudam a equilibrar os efeitos do álcool no organismo.

Pós-Carnaval: recuperação gradual 

Após os dias intensos de celebração, é momento de voltar à rotina com atenção especial à saúde. Recomenda-se evitar o consumo de álcool e alimentos ricos em gorduras. Ao invés disso, optar por uma alimentação balanceada. O foco é priorizar refeições saudáveis e nutritivas para garantir a ingestão adequada de nutrientes essenciais.  

Manter-se bem hidratado e diversificar o consumo de frutas, dando preferência àquelas com alto teor de água, como melancia, melão, abacaxi, laranja, entre outras. Essa escolha contribui para a hidratação e fornece nutrientes para recuperar a vitalidade e o equilíbrio após o período festivo. Ao incorporar esses hábitos saudáveis, a transição de volta a rotina diária é facilitada, promovendo o bem-estar geral.  

Além das orientações específicas para cada fase, alguns cuidados gerais devem ser considerados. Evite pular as refeições, modere o consumo de alimentos ricos em açúcares e gorduras e assegure o descanso suficiente para a recuperação do corpo. Outro ponto que deve ser mencionado é o uso de protetor solar e roupas adequadas e confortáveis.  

O Carnaval é um período de celebração, onde a hidratação adequada, a alimentação equilibrada e a diversão com responsabilidade contribuem para aproveitar cada momento com vitalidade e bem-estar, prolongando a alegria e preservando a saúde para as próximas festas.  

*Elaine Cristine de Souza Martins é nutricionista, especialista em Nutrição Clínica e Fitoterápica e professora do curso de graduação no Centro Universitário Internacional UNINTER. 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: *Elaine Cristine de Souza Martins


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *