Capital do meio do mundo, Macapá celebra 262 anos

Autor: Hellen Pimentel - Estudante de Jornalismo

Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, parte no Hemisfério Norte e parte no Hemisfério Sul (foto), Macapá completa hoje 262 anos. Situada na região Sudeste do Amapá, também é a única capital brasileira que não possui interligação por rodovia a outras capitais. Com 503 mil habitantes, a cidade concentra 57% de toda a população do estado.

A prefeitura de Macapá preparou uma grande programação gratuita para comemorar os 262 anos da capital do meio do mundo, com shows em vários pontos do município que começou no último dia 31 e se estende até 9 de fevereiro. Com destaque para o show do cantor carioca Diogo Nogueira, que se apresentará nesta terça-feira (4) na Praça Floriano Peixoto, a partir das 21h30.

Antes da apresentação do cantor, outros artistas subirão ao palco, como Meio-Dia da Imperatriz e Mauro Cotta. Ainda pela manhã, o público terá a oportunidade de ouvir o melhor da Música Popular Amapaense. Na Praça Floriano Peixoto se apresentarão Osmar Júnior, Amadeu Cavalcante e Negro de Nós, além de grupos de marabaixo e exposição de artes.

Além da programação organizada pela prefeitura, outros órgãos públicos e empresas privadas também criaram programação para homenagear a cidade. O polo da Uninter em Macapá, por exemplo, ofereceu bolo a quem visitou a unidade.

No domingo (2), o público prestigiou as apresentações de dança, teatro, música e palhaços no palco das artes cênicas da Praça Floriano Peixoto (foto). As atrações artísticas e culturais foram coordenada pela Fundação Municipal de Cultura (Fumcult).

Dois dos museus mais visitados no Amapá vão celebrar o aniversário da capital com programação cultural e artística. Tanto o Sacaca quanto a Fortaleza de São José não vão fechar no feriado, e a entrada em ambos será gratuita. Confira a programação:

Museu Sacaca

Com o nome “Nossa Macapá, de ontem e hoje”, o Museu Sacaca recebe uma exposição com fotos atuais e antigas da capital, bem como quadros de artistas locais. A programação busca mostrar ao visitante um pouquinho da história da cidade situada em uma das margens do Rio Amazonas.

Quem quiser prestigiar, a exposição recebe visitas no mesmo horário de abertura do museu, das 9h às 17h, entre terça-feira (4) e domingo (9), na Zona Sul da cidade.

Fortaleza de São José

Outra programação que conta com uma exposição gratuita que remete à história da cidade, com fotos e arte, é a do Museu da Fortaleza de São José. Por lá, o evento acontece apenas nesta terça, das 8h às 18h. O local, que é o ponto turístico mais visitado do estado, fica na orla da cidade.

Além dos registros, apresentações culturais também marcam o passeio do visitante no dia do aniversário da cidade, como capoeira, teatro e marabaixo:

  • 16h – DJ Júnior
  • 16h – Capoeira, com Raça Amapá
  • 16h30 – Teatro, com Sandro Brito
  • 17h – Marabaixo da Juventude
  • 17h30 – Apresentação da Banda Explosão

Exposição Nossa Macapá, de ontem e hoje
Data: 4 de fevereiro (terça-feira) a 9 de fevereiro (domingo)
Local: Museu Sacaca (Avenida Feliciano Coelho, bairro Trem)
Horário: 9h às 17h
Entrada: gratuita

Programação no Museu da Fortaleza
Data: 4 de fevereiro (terça-feira)
Local: Museu da Fortaleza de São José (Rua Cândido Mendes, bairro Central)
Horário: 8h às 18h
Entrada: gratuita

* Esta matéria foi produzida dentro do Programa Voluntários Uninter Notícias, desenvolvido por este site junto com a coordenação do curso de Jornalismo da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Hellen Pimentel - Estudante de Jornalismo
Créditos do Fotógrafo: Jorge Andrade (Wikimedia Commons), Prefeitura de Macapá e Polo Uninter Macapá


2 thoughts on “Capital do meio do mundo, Macapá celebra 262 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *