Capacitação reúne 500 professores da rede municipal de Sombrio

Autor: Evandro Tosin - jornalista

O profissional da educação tem como principal objetivo motivar os alunos no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e competências. Para isso, é necessário a troca de experiências e aprendizado de novos métodos e conceitos entre professores para usar em sala de aula.

No dia 18 de julho de 2023, ocorreu uma capacitação de professores da rede pública municipal de Sombrio (SC). A iniciativa do polo da Uninter de Sombrio em parceria com a Secretaria de Educação do município contou com a participação de 500 docentes que estiveram presentes no salão paroquial de Santo Antônio de Pádua.

A diretora da Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas (ESEHL) da Uninter, Dinamara Machado, ministrou uma palestra sobre a gestão do professor em sala de aula. A palestra abordou o perfil docente na atualidade.

“Conversamos sobre temáticas complexas, tais como a identidade de gênero, uso de novas tecnologias, formação das novas famílias, politização educacional. O estado de Santa Catarina apresenta maior número de profissionais em distintas áreas formados na modalidade EAD”, diz a diretora. “Uma atividade que traz acalento com nossa alma de professora formadora. E logo teremos novidades para os professores que participaram da capacitação”, complementa.

O coordenador dos cursos da área de Humanidades da Uninter, Cícero Bezerra, também esteve presente na atividade. Para ele, a iniciativa demonstra a capilaridade da Uninter no sentido de ajudar professores das diversas instâncias da educação em todo o Brasil.

“Este encontro foi uma forma de demonstrar o interesse da Uninter em fazer diferença na educação brasileira. O professor da educação básica é um sonhador e idealista, acredita no poder da educação, supera as dificuldades e se desdobra para poder atender às demandas da área”, relata.

No evento ainda compareceram a prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, e a secretária de educação do município, Rita de Cassia da Silva Costa. O polo da Uninter foi representado pela gestora da unidade, Alice Botega, a orientadora educacional Joseane Medeiros e a diretora Valdete Homem.

Valdete foi responsável pela organização do evento e relata que os preparativos iniciaram com dois meses de antecedência. “Convidamos a diretora da Escola de Educação para ministrar o conteúdo, que prontamente atendeu ao pedido. O engajamento dos professores da Uninter e a visita nos trouxe ânimo e muita sabedoria. A participação dos docentes do município foi essencial para o sucesso do evento. Queremos contribuir com o desenvolvimento da educação no município”, afirma.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - jornalista
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Polo de Sombrio (SC)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *