Brasil é campeão mundial de cirurgias plásticas e o pós-operatório exige cuidados

Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo

O Brasil é campeão mundial em número de realizações de cirurgias plásticas – são cerca de 1,5 milhão de procedimentos por ano. Apesar de ter fins estéticos, a cirurgia plástica requer cuidados médicos assim como qualquer outro tipo de cirurgia.

Um dos aspectos centrais no processo de recuperação pós-cirurgia é o período de cicatrização. Para falar sobre a “fibrose tardia”, um problema recorrente na recuperação de pacientes que passaram por cirurgias estéticas, envolvendo a cicatrização dos tecidos internos, a professora Sandra Buslik foi a palestrante convidada do dia 23.jun.2020 na 1ª Jornada de Estética e Cosmética On-line da Uninter. O evento durou cerca de 1 hora e teve a participação de alunos da Uninter e do público externo, que fizeram perguntas e comentários.

Sandra iniciou dizendo que todo paciente, após passar por uma cirurgia plástica, precisa entender o processo de cicatrização. “Quando vocês conseguirem entender a fisiologia de qualquer tratamento que vocês vão fazer, com certeza vão ter um resultado melhor. Quando entendemos o processo da cicatrização, nós avaliamos a proposta terapêutica”, explica Sandra.

Na palestra foram abordados os tipos de tecidos do corpo humano, e os danos que são causados na pele quando se faz uma cirurgia. Sandra falou sobre a ferida aberta, e como funciona o processo de reparo das inflamações, explicando de que forma se dá a evolução desse processo.

“É importante entender a fisiologia e não se prender a protocolos. Cada paciente evolui de uma forma, e quando você entende a fisiologia do organismo, você consegue conduzir melhor a recuperação, respeitando as fases de cicatrização”, explica.

Com a mediação da professora Rita de Cassia Alberini, tutora do curso de Estética e Cosmética da Uninter, o público participante enviou diversas perguntas. Isso abriu discussões sobre importantes temas, dentre eles a radiofrequência, que é um tratamento estético utilizado no combate à flacidez do rosto e do corpo. Sandra e Rita procuraram responder a todos os questionamentos dos participantes.

Você pode assistir à palestra na página I Jornada Científica de Estética e Cosmética On-line, no Facebook.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Skeeze/Pixabay e reprodução Facebook


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *