Direitos humanos

Brasil agora tem curso superior de educador social

Justiça social é hoje um termo distante da realidade dos brasileiros. Mas apesar de a desigualdade ser alarmante, existem aqueles que trabalham por um país melhor e em favor dos grupos socialmente prejudicados. Entre eles estão os profissionais do serviço social, atendendo pessoas em estado de sofrimento, como crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade, pessoas em situação de rua e mulheres em situação de violência.

Os educadores sociais têm atuação semelhante, mas ainda em busca da regulamentação da profissão. Na noite do último dia 30, um grande passo a favor dos educadores sociais e da sociedade foi dado no auditório do campus Garcez da Uninter em Curitiba: o lançamento do primeiro curso tecnólogo de educador social do Brasil. “Um dia comemorativo para o educador social”, disse o coordenador geral do Fórum de Educadores Sociais do Paraná (FESP-PR), José Pucci Neto.

Na mesma noite foi promovida também, juntamente ao curso de Serviço Social, uma palestra com o tema “Educador popular como instrumentalidade do educador social”. O educador social é o profissional que trabalha diariamente com adolescentes em conflito com a lei, com crianças que tiveram os seus direitos violados, entre outras vítimas de injustiças sociais. Ele tem a responsabilidade de auxiliar no desenvolvimento dessas pessoas e torná-las conhecedoras de seus direitos.

“Os educadores trabalham muito juntos, porque eles são mais operativos, fazem trabalho de grupo. Nas abordagens de rua, são muito presentes, são profissionais muito próximos que trabalham com essa população de forma igual. ”, diz o coordenador do curso de Serviço Social da Uninter, Dorival da Costa.

Muitos desses profissionais são formados em Serviço Social e Pedagogia para ocupar esse cargo, mas com o lançamento do curso de Educador Social essa realidade vai mudar. “Agora com essa formação eles não precisam fazer outro curso superior que não está relacionado à função, mas o curso vai direcioná-lo ao que eles fazem e devem fazer”, afirma Dorival.

Muito conceituado no meio, Alfredo Carlos Gomes da Costa foi o palestrante da noite. Sua fala teve foco na educação social na perspectiva da ação educativa. Alfredo enfatizou que todo projeto pedagógico é político e deve explicitar as visões de homem, de mundo e de conhecimento. Abordando amplamente cada uma dessas visões, o palestrante conta que teve o objetivo de ampliar e qualificar a filosofia da educação interdimensional tendo como base o pensamento de Paulo Freire.

Sobre o lançamento do curso de Educador Social, Alfredo também reconhece que auxiliará no reconhecimento do profissional. “Porque é uma profissão que precisa ser reposicionada e devidamente reconhecida, considerando que ela abraça grandes causas sociais”, afirma. Segundo ele, o Brasil precisa ampliar e qualificar a demanda de educação social para ampliar e qualificar a oferta.

“A essência da educação social é empoderar comunidades para ajudar o Brasil a se tornar um país socialmente justo, economicamente próspero, politicamente democrático, culturalmente diverso e ambientalmente sustentável. ” finalizou Alfredo.

As inscrições para o curso estão abertas para todo o Brasil. Clique aqui para se inscrever.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Letícia Costa - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Letícia Costa - Estagiária de Jornalismo

4 thoughts on “Brasil agora tem curso superior de educador social

  1. O curso é tecnólogo por ser de dois anos. Mas ele recebe titulo de licenciatura ou bacharel. Fiquei na dúvida. Estou fazendo essa pergunta porque tenho interesse no curso e tenho interesse em exercer a profissão. Mas fiquei com algumas dúvidas. Exemplo o curso tecnólogo do IFG nível superior permite que a pessoa leciona e pode ate prestar concurso na area de licenciatura de acordo com a diciplina principal do curso. Exeplo química industral.

    1. Helvis, segue resposta da coordenadora do curso:

      O Curso é um Tecnológico.
      O estudante sai como Educador Social. No Brasil, o profissional educador social atua operando as políticas sociais em ongs, terceiro setor, com educação ambiental, em abrigos, casas lares, sistema socioeducativo etc.
      Atua na socioeducação, com educação não formal. Pode atuar no contraturno escolar, com projetos articulados com a proposta pedagógica da escola juntamente com a coordenação pedagógica da escola.
      A profissão está em vias de regulamentação e o nosso curso está em processo de reconhecimento pelo MEC. Este ano, formamos a primeira turma. Então, o estudante sai tecnólogo, que é um curso superior. Ao término, ele pode seguir o processo acadêmico, fazendo pós- graduação.

      Profa Jandicleide

      1. Profa Jandicleide, como ficará a situação do educador social? pois a Uninter disse a seus alunos que seria regulamentada até final de 2020 e já estamos em 2021!
        Eu e muitos colegas estamos desapontados e frustrados, principalmente pela Uninter não fazer uma pressão na regulamentação da profissão.
        Sou aluna Uninter e estou muito insatisfeita com isso.
        Me sinto enganada.

        1. Olá! Segue resposta da professora:

          “O Reconhecimento do Curso estava previsto para 2020, tinha agendamento e tudo. O MEC cancelou em virtude da Pandemia. Preparamos toda documentação e estamos a aguardar o novo agendamento pelo MEC. Quero salientar que estamos dentro do prazo legal e esse procedimento de o curso atuar e formar pessoas para o Mercado de trabalho e o processo de reconhecimento acontecer depois, é normal. O Curso possui autorização do MEC/INEP, Conselho de Pesquisa e Extensão-CEP para funcionar e com essas autorizações, o diploma tem validade legal, sem trazer prejuízos aos alunos.
          Com isso, só me resta dizer, que temos que aguardar o novo agendamento. o diploma que receberão é de graduação e está totalmente dentro da lei. O Curso é um Superior Tecnológico, isso é uma graduação. Quando os alunos terminam o curso, podem fazer Pós graduação em nível de especialização, mestrado, doutorado etc.).
          Referente a regulamentação da profissão de Educador Social, quero esclarecer, que o movimento de Regulamentação da Profissão de Educador Social, é forjado pela organização de Educadoras e Educadores Sociais brasileiros, que no fazer cotidiano, reivindicam uma profissão própria e específica. A Uninter, sensibilizada com esta questão construiu o Curso Superior Tecnológico em Educador Social, atendendo a solicitação do Fórum Paranaense de Educadores Sociais e Populares do Paraná FESP-PR, que reivindicaram a construção de um Curso Superior, próprio e específico à categoria de trabalhadoras ((es) da Educação Social, deste modo, por si só, a construção deste Curso, já é uma enorme contribuição à regulamentação da profissão”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *