AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Banca de avaliadores garante a qualidade na educação superior

Para que uma instituição de ensino continue funcionando e esteja apta a oferecer cursos e realizar vestibular, precisa estar de acordo com o processo de regulamentação do MEC (Ministério da Educação). Para autorização de novos cursos, reconhecimento e renovação do já existentes, essas instituições são avaliadas a cada três anos, em média.

O sistema de avaliação dos cursos superiores do país é conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os indicadores analisados para reconhecer o desempenho e qualidade dos cursos são o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e visitas regulares de uma comissão de especialistas que analisam os seguintes pontos: infraestrutura institucional, organização didático-pedagógica e corpo docente.

A Uninter conta com vários professores que fazem parte da Banca de Avaliadores (BASIs) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), entre os mais recentes estão os professores Claudio Aurélio Hernandes, Claudia Pampolini, Aline Eberspacher e Elizeu Barroso Alves, que avaliam o curso de Administração de outras instituições. Também fazem parte dessa banca, por exemplo, os professores Vanderleia Stece de Oliveira e Rodrigo Mueller, que avaliam o curso de Secretariado Executivo.

Para selecionar os docentes que vão participar da banca, o MEC abre uma chamada pública para todos os professores que tenham trabalhado em uma instituição de ensino por pelo menos seis meses. Então, é avaliado o currículo e o perfil de cada candidato. Após essa análise, o MEC faz uma capacitação de avaliador, um curso online e uma prova. Quem atinge nota acima de 70 está apto a ser um avaliador do ensino superior no Brasil.

De acordo com o professor Elizeu Barroso Alves, avaliador do curso de Administração presencial, o objetivo do MEC é medir a qualidade do ensino superior no país. “Nós, professores da Uninter, participamos porque acreditamos ser importante participar da educação superior do Brasil. Ver como funciona, enxergar as qualidades, enxergar as dificuldades. E é muito importante a Uninter ter professores avaliadores porque nós também somos avaliados, e também avaliamos. Então é essencial essa interação com o Brasil inteiro”, diz o professor.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Caroline Paulino – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Caroline Paulino - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *