Aumento de infecções sexualmente transmissíveis entre jovens preocupa

Autor: *Alessandro Castanha da Silva

Atualmente, percebemos que o número de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) em jovens entre 15 e 24 anos tem aumentado em números exorbitantes. Essas infecções poderiam ser evitadas de forma simples, apenas com a utilização de preservativos, mas mesmo assim, os números realmente são alarmantes. Em alguns estados brasileiros, doenças como sífilis tiveram um aumento de mais de 2000%, nos últimos 10 anos, e a AIDS atingiu um crescimento de mais de 400%.  

Informação não falta, pois desde o ensino básico existe a conscientização sobre os riscos trazidos por estas infecções. Entretanto, na atual conjuntura, observa-se que os avanços tecnológicos na área de saúde fizeram com que a população jovem perdesse o receio de tais doenças e, em consequência, ocorreu a redução dos cuidados relacionados as IST’s.  

Uma situação contraditória é que vemos diversas campanhas realizadas na televisão sobre os mais diferentes tipos de doenças, mas em contrapartida, não há uma ação efetiva voltada para as IST’s. Outra situação, que ainda é bastante prejudicial, é o tabu da educação sexual em organizações familiares, pois o jovem inicia sua vida sexual sem informações sobre a prevenção e os outros cuidados necessários. 

 Vale lembrar que o SUS fornece diversas formas de evitar as diferentes ISTs, principalmente a AIDS. Ainda de forma complementar a esta informação, existem também os Centros de Testagem e Aconselhamento nas unidades de saúde.  

 Existe uma grande variedade de IST’s, por isso, em caso de qualquer alteração no corpo como ínguas, feridas, inchaços, entre outros sintomas, não devem ser negligenciados. Em caso de qualquer sinal encontrado, é importante buscar a consulta ao médico e o diagnóstico. Em caso de confirmação, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível.  

*Alessandro Castanha da Silva é Biólogo, Microbiologista e Tutor na Escola de Saúde Escola Superior de Saúde Única no Centro Universitário Internacional Uninter.  

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: *Alessandro Castanha da Silva


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *