Atuação de monitores na iniciação científica favorece discussão e aprendizado

A iniciação científica (IC) é uma oportunidade de os estudantes de graduação estreitarem sua relação com a área de pesquisa durante o ensino superior, além de possibilitar trocas de conhecimento com outros profissionais da área, o que contribui para a carreira profissional. Para favorecer o desenvolvimento dos estudantes durante a IC, a Escola Superior de Educação da Uninter iniciou um novo formato neste ano, trazendo alunos monitores para os encontros.

Orientados pelos professores da área de Geociências, sete monitores de Ciências Biológicas se reuniram com 22 estudantes inscritos no formato de estágio em IC para a discussão do primeiro capítulo do livro “Biologia, Ciência Única” de Ernst Mayr no dia 10.mar.22.

Trabalhando em grupos focais, cada dupla ou trio de monitores inicialmente propôs uma nuvem de palavras na qual os estudantes deveriam resumir o capítulo lido em até três palavras. Depois, o capítulo foi discutido coletivamente para a construção de um esquema com os conceitos centrais.

Ao fim da discussão, todos retornaram a uma sala comum, onde estavam todos os monitores, professora e estudantes, para a discussão final com a apresentação do que cada grupo discutiu e orientações para o próximo encontro, no qual será discutido o segundo capítulo do mesmo livro.

Por ser uma experiência nova, foi aberto também o diálogo quanto às impressões desse novo formato de IC. Os estudantes avaliaram de forma positiva a experiência de discutir em grupos menores, uma vez que conseguiram se expressar com maior tranquilidade. Além disso, afirmaram gostar do formato semanal dos encontros, o que facilita a organização das ideias e favorece maior assiduidade.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *