As vantagens dos exercícios explosivos do kettlebell

Autor: Ana Oliveira - Estudante de Jornalismo

O sonho de definir o corpo e melhorar o condicionamento físico nunca esteve tão acessível quanto nos últimos tempos, graças a novas técnicas e equipamentos, aplicados por profissionais qualificados e atentos ao que há de mais moderno no mundo fitness. Na busca pelo corpo saudável, estamos sempre procurando o que melhor se adapta aos nossos objetivos. Um equipamento de exercícios físicos que vem angariando adeptos é o kettlebell.

No artigo Treinamento de força com a utilização do implemento kettlebell, publicado na última edição da Revista Intersaberes, os estudantes de Educação Física Manoel Marquez de Barros Neto e Jenifher Daniel Ferreira, orientados pela professora Evelyne Correia, da Uninter, apresentam um estudo que avalia o treinamento de força com a utilização do implemento kettlebell.

O estudo teve como finalidade realizar uma revisão de literatura sobre treinamento de força com o kettlebell, para avaliar os níveis de desenvolvimento de força, potência muscular e flexibilidade. Foram selecionados 12 artigos com as palavras-chave citadas, cujo período de publicação ocorreu entre 2003 e 2019, nas bases de dados do Google acadêmico e Scielo.

Kettlebells são usados ​​para exercícios explosivos que combinam treinamento de força, aptidão cardiovascular e flexibilidade, melhorando a flexibilidade. Segundo o estudo, o treinamento de força com este equipamento pode ser um aliado em programas aeróbicos, promovendo melhora na resistência, além de ser uma alternativa para quem almeja um treinamento de força.

O objetivo dessa modalidade é definir todas as partes do corpo, além de proporcionar maior resistência muscular. O treinamento de força pode ser realizado de várias formas, desde uma prática com pesos até exercícios pliométricos, ou mesmo uma corrida em aclive. Indivíduos que procuram esta modalidade têm diferentes objetivos, como mudança na composição corporal, aumento de força, melhora no desempenho de algum desporto, estética, entre outros, aponta o estudo.

Em linhas gerais, pesquisas apontam o kettlebell como uma alternativa à realização de exercícios funcionais de força, e por isso ele tem sido utilizado para melhorar a capacidade aeróbia e a força máxima e explosiva na aptidão física, devido às respostas cardiovasculares, neuromusculares e metabólicas que proporciona.

Diferente dos halteres e máquinas tradicionais de musculação, o kettlebell permite combinações de movimentos e intensidades que atingem toda a musculatura do corpo de uma única vez.  Além disso, o equipamento é mais acessível financeiramente, com baixo custo tanto para técnicos como para os praticantes. Nota-se, porém, que é indispensável a orientação de profissionais treinados, principalmente para usuários iniciantes que necessitam de um período de familiarização para aumentar a segurança e a proficiência no exercício, reforça a pesquisa.

Dentro da análise realizada pelos autores, conclui-se que basicamente 90% dos estudos sobre os efeitos do kettlebell constatam a melhora significativa em ganho de força e potência muscular. O que comprova que este equipamento é de grande valia para os programas de condicionamento físico.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ana Oliveira - Estudante de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Ketut Subiyanto/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *