As TICs são uma poderosa ferramenta para a conscientização ambiental

Autor: Ana Oliveira - Estudante de Jornalismo

Neste início de século, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) vêm transformando profundamente a vida em sociedade. Diversas transformações tecnológicas da era digital são rapidamente absorvidas em nossa rotina. Os desafios da conscientização ambiental, na luta pela preservação do meio ambiente, também podem se valer das TICs.

As pesquisadoras Thaiane Firmino da Silva e Maria Érica de Oliveira Lima exploram o tema no artigo publicado na Revista Uninter de Comunicação “Mídia-educação: TIC na escola para contribuir com a educação ambiental”. As autoras trabalham a comunicação em interface com alunos de escolas públicas como ferramenta na conscientização. O projeto que origina o artigo emprega o podcast como instrumento pedagógico junto a alunos do ensino fundamental e médio.

A conscientização só pode ser efetiva se for divulgada e ensinada. Por isso, muitos projetos e programas para a preservação do meio ambiente têm desfrutado dos benefícios das novas tecnologias de comunicação e de informação. As autoras explicam que, como parte contributiva para o processo reverso a essa tendência, sua investigação foi motivada pela necessidade de trazer à tona as responsabilidades individuais diante das questões ambientais.

Segundo elas, no centro desse desafio esteve a necessidade de superar o precário nível de leitura interpretativa de parte considerável dos estudantes envolvidos na pesquisa. O objetivo do trabalho era difundir a temática através de podcasts, e transformar a ferramenta em canal para promoção da conscientização ambiental nos estudantes. Se de um lado estavam as limitações de ordem estrutural, do outro estava o desejo de revitalizar o conceito de responsabilidade no âmbito da educação para o meio ambiente, afirmam as autoras.

Dentro do esforço da investigação de aproximar a teoria sobre educação ambiental e as TICs, foram definidos tópicos a serem abordados nos programas, como por exemplo o tema central (água) e os periféricos (descartes inadequados de resíduos e prevenção do meio ambiente e poluição atmosférica).

Ao longo do projeto, as autoras constatam que é possível afirmar que pelas vias da mídia-educação a escola formal se apresentou como espaço onde o virtual e o presencial se articulam para o amadurecimento de ideias. Desse modo foi possível observar que é fundamental que as escolas integrem ao ensino a conscientização sobre o meio ambiente. Como revela a pesquisa, não existem fórmulas em relação ao uso das TICs no âmbito escolar, tão pouco um padrão de ensino. O objetivo foi de aproximar a comunicação, meio ambiente e a utilização dos dispositivos móveis para propagação de conhecimento e conscientização.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ana Oliveira - Estudante de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Matheus Bertelli/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *