ESPECIAL ABED

As percepções dos alunos sobre a EAD

O ensino a distância (EAD) é a modalidade em que o aluno tem maior flexibilidade na hora de estudar. E a forma como os alunos percebem as características desta modalidade foi o tema do artigo “Percepções do aluno de curso superior na modalidade a distância – EAD”, apresentado no 24º Congresso da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), realizado de 4 a 7 de outubro em Florianópolis (SC).

A pesquisa, desenvolvida por Jaqueline Becker, Vanda Dias e Willian da Silva, da Uninter, buscou conhecer a opinião dos alunos que estudam nessa modalidade, como, por exemplo, o que buscam além da flexibilidade, procurando compreender melhor suas motivações.

Os pesquisadores optaram por um questionário com questões estruturadas, respondido por 26 estudantes de ensino superior nesta modalidade, entre 18 e 51 anos. “Chegamos à conclusão de que, em geral, os alunos acham o ensino nesta modalidade muito bom, pois é mais fácil deles indicarem para outras pessoas esse método de estudos”, relata Vanda.

O que mais chamou a atenção dos autores foi que a maioria dos alunos busca o EAD por falta de tempo e motivação para estudar presencialmente. A falta de foco apareceu na pesquisa como um problema a ser enfrentado.

“O motivo pelo qual sugerimos estas hipóteses para os alunos foi com a intenção de saber como anda o aprendizado, se eles estão tendo algum tipo de problema na hora de estudar ou até mesmo para dar um apoio para que nossos alunos não desanimem de terminar o ensino superior”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *