Aos 83 anos, moradora de Passo Fundo conquista o diploma do ensino superior

Autor: Assessoria

Vilma Confortin

No dia 30 de abril, a professora aposentada Vilma Confortin Scherer realizará o sonho de uma vida inteira: receberá o diploma conquistado no ensino superior. De origem humilde e natural de Marau (RS), dona Vilma nasceu em uma família de agricultores, imigrantes italianos que sempre incentivaram os dez filhos a estudar, com o desejo de que tivessem uma vida melhor.

Porém, nos percursos da vida Vilma não conseguiu cursar uma faculdade. Estudou magistério e fez uma especialização em Geografia, o que a possibilitou trabalhar como professora. Foram 15 anos lecionando e mais 22 anos divididos como auxiliar de direção e diretora em escolas públicas.

Após a aposentadoria e com 80 anos, uma de suas duas filhas, Katianne Scherer, perguntou qual era seu grande sonho. Sem pensar duas vezes, a professora aposentada respondeu que era fazer um curso superior. Já sabendo do desejo da mãe, Katianne havia marcado um vestibular no polo da Uninter em Passo Fundo. Vilma foi aprovada e então iniciou seus estudos em Teologia Católica, na modalidade de educação a distância (EAD).

“No início foi difícil, tive algumas dificuldades com a tecnologia e até mesmo com minha memória, pois achava que não estava absorvendo e gravando o conteúdo. Mas, com o passar do tempo, notei uma melhora significativa no desempenho do meu aprendizado. Acredito que todo meu esforço e dedicação com os estudos estava dando resultado, inclusive para o fortalecimento da minha mente. Meu objetivo não é mais voltar ao mercado de trabalho, porém, a Teologia é algo que eu aplico diariamente em minha vida”, explica.

Vilma é autora de três livros e premiada na jornada de literatura de Passo Fundo. Ao longo da vida, sempre incentivou outras pessoas e preservou seu próprio gosto pela leitura, estudo e escrita, o que a permitiu se tornar uma idosa com excelente qualidade de vida intelectual.

Agora, a nova graduada tem planos de dar continuidade aos estudos no Creati – escola para idosos da UPF (Universidade de Passo Fundo). Além disso, já iniciou a releitura dos livros fornecidos pela Uninter durante o curso, são mais de 30 obras. “Acredito que lendo pela segunda vez, posso absorver melhor o conteúdo e aprender coisas novas que talvez eu tenha deixado passar”, afirma Vilma.

A colação de grau da estudante aconteceu no dia 30 de abril, às 19h30, no Bless Centro de Eventos, em Passo Fundo.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Assessoria
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *