CONHECIMENTO

Alunos viram professores em aulas de idioma

Você já tentou aprender um novo idioma? Que tal fazer isso durante o período da graduação, acompanhado de seus colegas, com muita descontração e, ainda por cima, de graça? Essa é a proposta da Poliglota+, um grupo criado por estudantes do curso de Relações Internacionais da Uninter, com o intuito de compartilhar conhecimento em diferentes idiomas.

A ideia surgiu dos próprios alunos. Ao perceberem que cada um dominava um idioma diferente, resolveram compartilhar seu conhecimento com os demais. Com a autorização da coordenação do curso, o projeto saiu do papel no segundo semestre de 2018.

Nesse semestre o idioma da vez é o francês. As aulas estão sendo ministradas pelo também aluno de Relações Internacionais Jordy Rodland Pembellot. Ele é congolês e, por ter como língua materna o francês, foi o escolhido para ser o professor da vez.

Jordy, que veio estudar no Brasil há pouco mais de um ano, é um dos organizadores do projeto. Para ele, o engajamento dos alunos é muito importante. “São pessoas que escolhem vir para faculdade em dias sem aulas para contribuir. E o desenvolvimento delas é impressionante”.

Durante as aulas, utiliza-se uma metodologia que facilita o aprendizado, repleta de diálogos e frases simples. O objetivo é que os alunos aprendam a linguagem do dia-a-dia, partindo de apresentações e conversas informais.

Outro participante e organizador do projeto é Daniel Marcos Jordão Amorin. O aluno de Relações Internacionais frequenta hoje as aulas de francês, mas no semestre passado foi o professor responsável pelo espanhol. Daniel entende que é muito importante para os alunos do seu curso aprenderem as relações culturais e vivenciarem o idioma. Ele consegue perceber resultados já com poucas aulas e acredita ser indispensável o envolvimento dos alunos para que o projeto possa se fortalecer e perpetuar.

Hoje a Poliglota+ recebe alunos dos cursos de Relações Internacionais e Ciência Política, mas está de portas abertas para todos os estudantes da Uninter. Os encontros acontecem nas sextas-feiras, às 19 horas, no campus Divina, em Curitiba (PR). Os alunos participantes garantem horas complementares.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Bárbara Possiede - estagiária de jornalismo
Mauri König - Jeferson Ferro (revisão textual)
Créditos do Fotógrafo: Barbara Possiede – Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *