Alunos reúnem-se para aulão Pré-Enem na Assembleia Legislativa do Paraná

Autor: Gabriel Smaniotto - Estagiário de Jornalismo

A Assembleia Legislativa do Paraná reuniu 600 alunos das escolas públicas de Curitiba e região metropolitana para realização do aulão preparatório para a prova do Enem e a final do Debatedores Nota Mil. A ação ocorreu no dia 27 de outubro, realizada pela Escola do Legislativo em parceria com o Instituo Eureka e a fundação Wilson Picler.

Além dos alunos que assistiram à programação pessoalmente, milhares de estudantes espalhados pelo Paraná puderam acompanhar pela TV assembleia, com a possibilidade de sanar dúvidas e chegar mais preparado ao exame.

O fundador e chanceler do Grupo Uninter, Wilson Picler, esteve presente com palavras de incentivo aos jovens. “A aspiração  de um jovem é fazer seu curso superior, passar no vestibular. Então aqui nós estamos fazendo pré-enem gratuitamente para eles, e uma atividade muito bem-sucedida e prestigiada”, destacou.

“É um evento de grande promoção social, democratiza o acesso ao ensino superior, confia no aluno da rede pública e incentiva-o a estudar ainda mais”, destaca o coordenador geral do Instituto Eureka, Marlus Geronasso.

Iasmin Gabriele, aluna do Colégio Estadual Prof. Narciso Mendes, demonstrou sua satisfação em participar do aulão para esclarecer suas dúvidas. “Eu tenho muita dificuldade em matemática e foi falado aqui sobre função. Eu acho muito importante trazer esses assuntos principalmente porque são questões muito recorrentes no Enem, então nós somos gratos pela oportunidade de estarmos aqui”, comenta.

O evento contou com a participação de mais de 50 professores e coordenadores das escolas de Curitiba e região, que passaram parte da manhã tirando as principais dúvidas dos alunos para o exame e proporcionando a oportunidade para todos poderem se preparar para a prova.

Além de dar dicas para a preparação na reta final. “Eu sempre acho que na véspera vale a pena olhar para os conteúdos que mais caem, então estudar assuntos que não são frequentes já não vale mais a pena”, avaliou a  professora de Química Tatiana Cidral.

Além do aulão pré-enem, no mesmo dia aconteceu a final do Debatedores Nota Mil. Ao todo participaram 40 alunos, do Colégio Estadual Professor Narciso Mendes, Professor José Guimarães, Xavier da Silva e Colégio Estadual do Paraná. O projeto consiste nos alunos formarem uma redação do Enem de forma oral, com temas sugeridos que podem cair na prova e as escolas competem entre si, apresentando os argumentos aos jurados.

O Colégio Estadual do Paraná foi o vencedor deste ano, debatendo contra o Colégio Estadual Professor Narciso Mendes, sobre o tema “De que forma o Poder Público pode tratar da situação dos moradores de rua, sem impedir o direito de ir e vir”. Os vencedores receberam medalhas, livros e um troféu como premiação.

“O Debatedores Nota Mil para nós é de extrema importância, porque nós mobilizamos uma parte da sociedade, principalmente os alunos que vêm de instituições públicas de ensino para fortalecê-los, para que eles possam disputar de igual para igual uma vaga em uma universidade, fazer o curso dos seus sonhos”, destacou o Pró-Reitor de Graduação da Uninter, Rodrigo Berté.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Smaniotto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Gabriel Smaniotto e Igor Horbach


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *