Alunos de Química aprendem a fazer queijo minas frescal em aula prática

Como atividade prática de estudo de caso, os alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Química da Uninter foram desafiados a desenvolver a produção de queijo minas frescal. A atividade, do módulo C1 de 2021, foi orientada pelos professores Eduardo Moraes Araujo e Luciane de Godoi, tutores dos cursos de Química.

Esta aula prática foi exibida pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no dia 24 de setembro, com a participação da professora convidada Adriana Assis. A proposta era oferecer uma oportunidade de aprendizado e ainda produzir um alimento delicioso e muito saudável.

No processo de produção, os alunos usaram o material do laboratório portátil individual (copo de béquer e bastão de vidro) e termômetro para controlar a temperatura exata para o processo de coagulação para a formação dos grumos. Como agentes coagulantes, usaram ácido lático e cloreto de cálcio. Como material alternativo pôde ser usado sumo de limão e cloreto de amônio (sal amargo). Veja o material nestas imagens:

 

 

 

 

 

Superados os primeiros passos, o ponto de corte e formação dos grumos, ou coágulos, é a etapa que antecede a separação do soro e prensagem. Confira o passo a passo nestas imagens:

 

 

 

 

Os alunos e alunas que toparam o desafio dos professores ficaram empolgados com a atividade prática. Muitos enviaram fotos dos experimentos realizados em casa usando os materiais do laboratório portátil fornecido pela Uninter. Confira abaixo algumas fotos enviadas pelos alunos:

Leticia Costa

 

 

 

 

 

 

Juliene Alves Costa Teixeira

 

 

 

 

 

Flávia Betânia Cabral

 

 

 

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *