Alunos da Uninter garantem pódio nos Jogos Universitários Catarinense em Timbó-SC

Autor: Daniela Mascarenhos e Izadora Alves - estagiárias de jornalismo

Acadêmicos dos cursos graduação e pós-graduação da Uninter marcaram presença na 65ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCS). O evento, realizado nos dias 11 e 12 de junho de 2022, na cidade de Timbó, em Santa Catarina, reuniu representantes de diversas instituições de ensino superior do estado.

A Uninter esteve representada duplamente nos pódios de modalidades de atletismo. Clewerton Ruan Souza, do curso Bacharelado em Educação Física do polo de Joinville, conquistou o primeiro lugar na modalidade lançamento de dardo. Já Juliano Mondardo Dal Molin, que cursa a Pós-graduação em Perícia e Auditoria Ambiental no polo de Criciúma, foi o segundo colocado em lançamento de dardo e quarto colocado no lançamento de disco.

A ligação de Clewerton com o atletismo vem desde que participava dos jogos escolares na cidade de Rio Negrinho, há 15 anos. No entanto, mesmo encantado pelo esporte, percebeu que no Brasil seria muito difícil seguir carreira na área. Por isso, acabou seguindo outro rumo profissional e criou sua empresa de pintura predial, a M&C pinturas Joinville.

Embora não tenha investido na carreira de atleta profissional, Clewerton sempre manteve a prática esportiva como hobby, participando inclusive de competições. Por isso, a dedicação ao esporte o levou também a buscar a formação em Educação Física. “Era uma coisa que eu sempre quis, mas arrumava uma desculpa. Aí quando o ano começou eu resolvi que era hora de ir atrás de mais essa etapa”, relata.

A oportunidade de participar dos Jogos Universitários veio por meio de conversas com amigos. “Só precisei correr atrás da inscrição. Foi minha primeira vez participando dessa competição, mas foi bom para mim, fiquei feliz com o resultado”, destaca Clewerton.

Incentivo ao esporte

O contato de Juliano com o atletismo começou em 2008, aos 15 anos. Dois anos depois, já começava a ter resultados expressivos em competições. No entanto, uma fratura grave durante um treino, em 2013, foi o divisor de águas na sua trajetória, que o levou a buscar também outra área de desenvolvimento profissional.  “A partir disso, eu resolvi focar na minha profissão, me formei em Engenharia Ambiental com bolsa atleta e atuo na área até hoje. Continuei com os treinos, mas conciliando com os estudos e com meu trabalho”, relembra.

Para a participação nos jogos universitários, ele contou com o apoio da diretora do polo de Criciúma, Giselle Frigo. “Quando procurei a Giselle para fazer minha inscrição, ela já se colocou à disposição. Depois conseguiu o uniforme. São coisas simples, mas que mostram o interesse pelo assunto e é ótimo saber que temos apoio da instituição”, relata.

Para Giselle, foi satisfatório e emocionante ver alunos realizando seus sonhos por meio do esporte. “Ficamos felizes com a participação do Juliano, já conhecíamos a sua trajetória no esporte catarinense. Por isso, prontamente nos colocamos a disposição para viabilizar a sua participação no JUCs”, destaca. A coordenadora complementa que eles vêm realizando um trabalho de vínculo com a comunidade e proporcionando o apoio necessário para modalidades esportivas.

Mesmo já tendo participado dos jogos por outras instituições, para Juliano, foi um sentimento diferente dessa vez. “Foi uma responsabilidade por ser minha primeira vez vestindo a camisa da Uninter, tinha aquele compromisso de demonstrar meu melhor. Mas, deu tudo certo, subimos no pódio e fizemos bonito!”, comenta.

Juliano mantém expectativas altas, “espero ano que vem poder voltar para a competição nacional, quem sabe divulgar ainda mais o nome da Uninter”, finaliza.

Para a participação dos alunos, é crucial o incentivo de organizações e instituições. Além de ser uma atividade notória para os alunos da Uninter, eventos assim também são incentivo à adoção de hábitos de vida mais saudáveis.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Daniela Mascarenhos e Izadora Alves - estagiárias de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Acervo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *