Premiação

Alunas de Relações Internacionais da Uninter vencem concurso nacional

Duas estudantes do Paraná foram as vencedoras do 1º Concurso de Monografias de Relações Internacionais, realizado pela Fecomércio PR e pelo Instituto de Relações Internacionais do Paraná (IRIP). A premiação aconteceu na última semana e elegeu os trabalhos que mais demonstraram visão global sobre as relações internacionais nas diferentes áreas pesquisadas. Ao todo, foram avaliados 21 monografias de diferentes cursos universitários de vários estados do país. Todos abordaram temas relacionados à inserção internacional do Brasil.

 O primeiro lugar ficou com Kauana Puglia, do Centro Universitário Internacional Uninter, com o tema “Ciberespaço: o processo de securitização no Brasil de Lula a Dilma”. O trabalho mostrou que, no recorte de tempo entre esses dois governos, o ambiente virtual não foi debatido na esfera civil a ponto de gerar políticas públicas.

Kauana recebeu o prêmio de R$ 2 mil. “É muito gratificante ver que o esforço valeu a pena, pois não foi um trabalho fácil. Esse prêmio não é só meu, mas sim de todo o corpo docente da Uninter, pois a ajuda deles foi essencial para a minha conquista”, relatou a aluna de Relações Internacionais.

A terceira colocada foi Dyeiniffer Bertolazzi, também estudante de Relações Internacionais da Uninter, com a monografia “Trabalho análogo à escravidão no âmbito urbano brasileiro”, que analisou porque esse problema acontece até os dias de hoje.

Ela ganhou o prêmio de R$ 500, mas sabe que a conquista vai além. “Vejo esse tipo de premiação como um propulsor para as pesquisas acadêmicas, pois engaja alunos, professores e faculdades para atingirem seus propósitos e impacta também a vida de outros indivíduos que terão acesso a essas informações”.

Segundo a coordenadora do curso de Relações Internacionais da Uninter, Caroline Cordeiro, uma das práticas na graduação é o incentivo à pesquisa e ao conhecimento. “Ver as nossas alunas concorrendo com outras grandes instituições, e vencendo, mostra que fazemos um trabalho com excelência e com a preocupação em formar profissionais críticos”, destaca.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *