Aluna inova ao adotar medida simples e eficaz em oficina mecânica

Autor: Gustavo Henrique Leal - estagiário de jornalismo

Inovar não significa necessariamente pensar em algo caro ou extremamente elaborado, como se poderia imaginar. Atitudes simples podem fazer a diferença e cativar clientes. Foi o que fez Valéria Domingues de Arruda em seu ambiente de trabalho, uma oficina mecânica localizada em Votorantim (SP), cidade de 125 mil habitantes a 100 km da capital paulista.

Aluna do curso de Administração no polo local da Uninter, Valéria colocou em prática o que aprendeu no curso de Administração, em particular na disciplina de gestão da tecnologia e inovação. A oficina mecânica passou a distribuir aos clientes balas com a sua logomarca. A iniciativa, embora simples, teve um grande impacto entre os clientes, que passaram a se sentir acolhidos pela empresa.

A ideia surgiu ao ler o primeiro capítulo do livro Gestão da Inovação e Conhecimento. A partir da leitura, Valéria conseguiu passar o aprendizado à prática no local de trabalho, partindo do conceito de que inovação pode ser algo simples. Ministrada pelo professor Elizeu Barroso Alves, a disciplina busca abordar os processos de inovação com os alunos para fazê-los adquirir competências para colocar o aprendizado em prática.

Segundo Elizeu, a disciplina busca levar os alunos a compreender a importância das diferentes estratégias inovadoras para gerar uma certa vantagem competitiva. “A Valéria, por exemplo, teve a competência de fazer uma proposta de inovação incremental na área de relacionamento com o cliente, onde ela trabalha”, diz.

“Procurando onde poderia aplicar a inovação incremental para agregar valor ao cliente, aos serviços já prestados, de forma que ele se sinta valorizado, sinta-se pertencente àquele ambiente da organização e assim nos diferenciando da concorrência, nasceu a ideia de caracterizar balas com a nosso logo. É algo simples, mas quem recebe percebe o carinho por nós investidos nos clientes”, diz Valéria.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gustavo Henrique Leal - estagiário de jornalismo
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *