Aluna de Artes Visuais toma posse na Academia Nacional de Ciências, Letras e Arte de Itajaí

Autor: Evandro Tosin - Assistente de Comunicação Acadêmica

Evidenciando habilidades musicais e artísticas, a aluna de Artes Visuais da Uninter Rita de Cássia Guimarães tomou posse na Academia Nacional de Ciências, Letras  e Arte (ANACLA). O evento ocorreu no último dia 9.jul.2021, na sede da OAB de Itajaí (SC). Durante a cerimônia, a estudante apresentou sua habilidade vocal, acompanhada da pianista Priscila Bortoli, que é egressa de Artes Visuais da Uninter, vinculada ao polo local. Participaram do encontro o secretário de cultura do estado de Santa Catarina Edinho Lemos, e o deputado estadual Coronel Mocelin.

Rita assumiu a cadeira de número 9 da ANACLA, tendo como patrona Tarsila do Amaral (1886-1973), um dos principais expoentes do modernismo no Brasil e América Latina, que através da obra Abaporu, de 1928, deu início ao movimento antropofágico nas artes plásticas. A nova diretoria da ANACLA irá participar das ações entre os anos de 2021-2024 e tem representantes de diferentes áreas: arquitetura, cinema, escultura, dança, música, pintura e poesia.

“É uma responsabilidade muito grande. A partir de agora, temos muito trabalho pela frente, estamos com alguns projetos de desenvolvimento em áreas sociais nos núcleos menos desenvolvidos de nossa região. Queremos levar a arte a esses lugares, principalmente às crianças. Agora vejo que fazendo parte da academia, tenho um suporte”, afirma Rita.

A mais nova integrante da ANACLA tem atuação da área de design de interiores, mas sempre teve vontade de fazer um curso na área de artes plásticas. Em agosto de 2020, decidiu iniciar o curso de Artes Visuais da Uninter. Aproveitou a promoção que tinha na época do Dia dos Pais para realizar a matrícula. Ela também recebeu a indicação da egressa Priscila Bortoli no ADD+ Amigos.

A aluna também leciona aulas de canto, é compositora, foi monitora de desenhos em perspectiva e leciona. Foi aprovada em concurso público da prefeitura de Itajaí. Rita é um exemplo, principalmente por se dedicar e realizar as atividades práticas desenvolvidas na graduação de licenciatura em Artes Visuais.

“Faço todas as tarefas de arte no final da rota (aula), exercícios práticos, até aqueles que não valem nota. Fiz uma reciclagem com papelão e guache, mandei colocar uma moldura. Busquei uma caixa de papelão, pois não é tóxico. Voltei a desenvolver habilidades com as cores, aquarela. Muita gente começou pedir para aprender”, explica.

No dia 10.jul.2021, a artista também participou da Mostra de Artes e Literatura na OAB Itajaí, em que realizou a exposição de 20 quadros de sua autoria. Alguns deles foram elaborados em portfólios e atividades ao longo do curso de Artes Visuais. A artista trabalha principalmente com o impressionismo, sensível ao ambiente e às situações. Um estilo peculiar reproduzindo casas alemãs (uma característica da imigração alemã em Santa Catarina), residências norueguesas e moradias no estado de Mato Grosso – muitas em zona rural, porque Rita nasceu no estado mato-grossense. Para as suas obras, ela utiliza diferentes técnicas: óleo sobre tela, pastel, acrílico.

Um dos trabalhos realizados por Rita para a disciplina de portfólio foi um desenho por meio de observação. Em vídeo no YouTube, ela explica o passo a passo de uma atividade em que ela desenhou o Mercado Público de Itajaí (clique aqui). Ainda neste mês de julho, a estudante pretende lançar o livro Mosaico Literário, uma coletânea de poesias de vários escritores.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - Assistente de Comunicação Acadêmica
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *