Alfabetização digital quebra o muro que separa a escola da sociedade

Autor: Caio Brenner - Estagiário de Jornalismo

Com a inserção das novas tecnologias em vários âmbitos da sociedade, era de se esperar que a educação como conhecemos também fosse afetada. Num tempo em que aparelhos com capacidade de compartilhar conhecimento se tornaram amplamente acessíveis, podemos perceber mudanças no processo de desenvolvimento da linguagem pelos jovens, afetado pelas interações que acontecem online.

No campo da educação, os impactos dessa transição para o ambiente digital vêm sendo bastante estudados nos dias de hoje. Um dos grandes desafios no desenvolvimento de novos métodos de ensino é superar as dificuldades dos próprios educadores em compreender, adaptar e desenvolver seus conteúdos de forma atrativa e compreensível nesse novo cenário de comunicação digital.

A mestranda em Educação e Novas Tecnologias da Uninter Daiane Adriana Amaral de Mattos Blaskowski defendeu, na manhã do dia 22 de abril, sua dissertação com o tema: “Gêneros digitais – Considerações sobre uma prática significativa docente no contexto do ensino fundamental”.

Segundo a pesquisadora, o trabalho teve como foco alunos do ensino fundamental e surgiu por uma necessidade que ela mesma sentia no seu dia-a-dia de trabalho com as crianças, na disciplina de língua portuguesa. Daiane percebia a dificuldade de seus alunos na interpretação de texto, sendo que alguns inclusive chegam ao quinto ano ainda não alfabetizados.

“Essa minha necessidade me fez ver o que estava faltando na escola, e o que percebi é que a escola tem um muro que barra a sociedade. Então busquei trabalhar com os gêneros digitais e a tecnologia para trazer esse mundo, essa sociedade e essa cultura digital para dentro da escola, e assim atingir os alunos para que fiquem mais interessados pela aula”, explica Daiane.

Ainda em seu projeto, a professora desenvolveu como produto de pesquisa um e-book interativo no qual, além de um aprofundamento do tema de gêneros digitais, descreve em áudio a sua experiência com a linguagem digital em sala de aula. O material também inclui a participação de uma de suas alunas, que apresenta a visão dos estudantes frente ao uso das mídias e do interesse no uso dessas tecnologias em sala de aula.

Um grande diferencial deste produto de pesquisa, segundo Daiane, é que a versão do e-book, que estará disponível em breve na Google Store, é totalmente personalizável para os professores que tenham interesse em adquiri-lo, de forma que eles poderão inserir suas próprias experiências e depoimentos, tornando a ferramenta uma fonte não só de estudo, mas também de compartilhamento de conhecimento e aprendizado.

Após as considerações da banca, formada pelos professores-doutores Luana Priscila Wunsch (orientadora), Marcia Maria Fernandes de Oliveira (interna da Uninter), Cristina Rolim Chyczy Bruno (integrante externo da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba), e Eduardo Fofonca (integrante externo), Daiane foi aprovada como mestre em Educação e Novas Tecnologias pela Uninter.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Caio Brenner - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Caio Brenner - Estagiário de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *