AgroRevolution: as tecnologias de hoje e o futuro do agronegócio e da pecuária

Autor: Daniela Mascarenhos - estagiária de jornalismo

Você acorda, sai de casa e tem a visão da sua fazenda. Pode ter todas as informações direto do campo para a palma de sua mão. Ou sobe no trator com extensão de irrigação, e ali mesmo consegue visualizar o nível de água no solo, quanto está sendo gasto por litro e as peças do interior da máquina para análise de funcionamento. Tudo sem precisar sair do lugar.

O controle remoto da produção agrícola ou agropecuária pode parecer algo muito futurista. Mas esses recursos já são realidade graças ao metaverso. Com os óculos de realidade virtual e um joystick na mão, você pode fazer todas essas coisas sem sair do lugar. Já imaginou aprender a dirigir um trator sem necessariamente estar nele?

O professor e coordenador do curso de pós-graduação em Gestão Financeira no Agronegócio da Uninter, Alexandre Francisco de Andrade, teve essa experiência durante o Digital Agro 2022. Evento que promove o encontro entre a tecnologia de hoje com a agricultura e a pecuária do futuro.

A quinta edição do evento ocorreu de 12 a 14 de julho e teve como tema “AgroRevolution – Do campo à mesa”. Com palestrantes nacionais e internacionais, estandes e demonstrações por parte de empresas do ramo tecnológico, os visitantes tiveram uma imersão em temas como: novas tecnologias e biotecnologias; soluções sustentáveis; alimentos do futuro e o futuro dos alimentos; inovação na prática: investimento, startups e cases.

O professor Alexandre participou das duas últimas edições de forma remota devido à Covid-19. “Esse ano foi a minha primeira vez presencialmente e foi uma experiência incrível. Poder participar das palestras, das demonstrações das empresas de tecnologia, mesmo sendo cansativo no final do dia, é um sentimento indescritível”.

O contato com as novidades do setor também fomenta o desenvolvimento de notas iniciativas na docência. “Eu olhava para toda aquela chuva de informações e já tentava ligar com alguma disciplina da rota de aprendizagem, pensando em como eu poderia levar aquele assunto para os alunos”, conta.

As possibilidades de aplicação da tecnologia para otimizar a produção no campo são diversas. “Uma das coisas que eu mais gostei foi poder entrar na cabine de um trator pelo metaverso, usando os óculos de realidade virtual e joystick para dar os comandos. Ali de dentro, eu conseguia fazer de tudo, desde operar a máquina até saber as peças que formavam o trator”, relembra. Com a tecnologia também era possível ter a visão de toda a extensão da fazenda.

Para Alexandre, estar imerso naquele ambiente foi como abrir seus olhos para uma nova realidade, em que a tecnologia não está mais distante no futuro e sim, na nossa frente. Acontecendo aqui e agora. “Eu vi aquilo como um novo mar de possibilidades dentro da Uninter”, diz.

“Estar no evento me possibilitou aprender ainda mais e com certeza saí desses quatro dias, cheio de ideias para implementar aqui na instituição, quero trazer coisas novas e abraçar o metaverso”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Daniela Mascarenhos - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Freepik e arquivo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *