Ações sobre ODS são realizadas no polo Lucas do Rio Verde

Autor: Izadora Alves - Estagiária de Jornalismo

O polo da Uninter de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, incentivou alunos a criarem materiais para conscientização da população local. O projeto Conscientizando a população através do Objetivo Desenvolvimento Sustentável, apresentado em 24 de maio de 2022, expôs trabalhos de nove grupos relacionados ao ODS 16, da Organização das Nações Unidas (ONU). O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável referido fala sobre a paz, justiça e instituições eficazes.

Dos grupos que apresentaram seus trabalhos, dois deles ganharam destaque. O projeto da aluna do bacharelado em Física Iracema Caroline Doge abordou o tema vizinhança segura e violência doméstica. O projeto carregava o desejo de tratar de assuntos incidentes na sociedade, de uma difícil realidade experenciada pelas mulheres que sofrem com violência doméstica diariamente e com ainda mais casos registrados pelo isolamento social, resultante da pandemia da Covid-19.

Iracema justifica a escolha do tema. “A violência doméstica tem sido um dos temas recorrentes debatidos nos espaços de seguranças públicas e comunitária. Durante a pandemia, a proporção de crimes relacionados a violência doméstica e ao feminicídio cresceu drasticamente no Brasil. A proposta é um dispositivo portátil de segurança chamado Autodefesa P.S, um alarme de autodefesa em formato de chaveiro, que, ao ser acionado, emitisse luz, som, foto simultânea do celular e a localização em tempo real para os contatos de emergência. Através da física, pode-se proporcionar diversos dispositivos que possam fornecer e amparar projetos para viabilizar medidas viáveis de segurança pública e comunitária. Esses dispositivos propõem a possibilidade de firmar a pacificidade local”, explica.

A aluna Louestin Domingos Pereira, de licenciatura em Artes, trabalhou a proposta de arte para todos. Como artista, ela traz em seu projeto um olhar mais desafiador, de atingir toda a população por meio de sua pintura. Ela entende que, mesmo quando uma obra de arte não conseguir alcançar a realidade num todo, o conhecimento fará este percurso através das pessoas.

“Os diferentes pontos de vista, quando juntos, somam uma diversidade de oportunidades e visões diferentes. A Uninter proporcionou espaço para que eu pudesse compartilhar o meu ponto de vista, usando a arte da maneira que eu mais admiro”, finaliza a estudante.

Para a gestora do polo, Grazieli Takahashi, a ação promovida vem para fortalecer o relacionamento do aluno com o polo de apoio presencial, com projetos que merecem reconhecimento e que precisam ganhar destaque na sociedade. “Além deste vínculo, é necessário trabalhar sobre estes objetivos para que de fato essas ações se concretizem”, afirma.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Izadora Alves - Estagiária de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Polo Lucas do Rio Verde (MT)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *