Aceleradora IPSEI da Uninter impulsiona projetos inovadores dos alunos

Autor: Gabriel Smaniotto - estagiário de jornalismo

A Escola Superior Politécnica realizou o Pitch Day Ipsei, onde alunos da Uninter puderam apresentar projetos inovadores produzidos durante a realização do curso que se encaixassem nos critérios da aceleradora Uninter. Para análise dos três projetos apresentados, os alunos contaram com uma banca de avaliação que forneceu orientações e propostas de melhorias e propostas para os projetos.

A IPSEI é uma aceleradora virtual desenvolvida pela Escola Politécnica, tem o objetivo de selecionar e orientar o desenvolvimento de projetos e produtos com viés inovador e de baixo custo realizados por alunos ou egressos da Uninter.

Os projetos podem ser realizados a partir das seguintes áreas: Engenharia Eletrônica, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Civil, Smart Cities, Educação, Agronegócio, Engenharia Biomédica, Acessibilidade, Tecnologia da Informação, Engenharia Ambiental, Processos Químicos, Metaverso e Geração de Energia.

O evento contou com a apresentação de três projetos, sendo eles:

Projeto 1: Controlador lógico programável de baixo custo. O projeto foi produzido pelo Éderson Batista Berti, aluno de Engenharia da Computação da Uninter, do Polo São José-SC. Contou com a orientação da professora Eliane Silva Custódio.

A proposta do projeto consiste em um controlador programável para pequenas e médias automações, como máquinas novas, retrofit, células de automação etc. O equipamento possui um custo baixo no mercado, de fácil customização, possui biblioteca de programação, sendo programado por IDE open Source (VS Code/Arduino IDE).

Projeto 2: Andador para obesos de material não magnético. O projeto foi realizado em equipe pelos alunos: Mariana Biacca Marçal do Polo de Cianorte PR, Weslei Felipe Capucho do Polo de Cruzeiro SP e Guido Marco Caputi do Polo de Congonhas SP de Engenharia Biomédica e contaram com a orientação do professor Ederson Cichaczewski da Uninter.

A proposta consiste no desenvolvimento de um andador fixo, que tenha capacidade para suportar até 270kg, com material leve e de baixo custo, que possa ser utilizado dentro de salas de ressonância magnética para o auxílio de pessoas obesas.

Projeto 3: Dispositivo para acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência visual. Produzido por Erick Rodrigues, aluno de Engenharia da Computação da Uninter do Polo de Niterói (FONSECA) RJ. Orientado pelo professor Charles Way Hun Fung

A proposta consiste em um aparelho eletrônico de baixo custo que faz uma leitura do ambiente e fornece as informações com respostas sonoras e táteis que irão auxiliar a pessoa com deficiência visual. O modelo possui uma carcaça de uso flexível, encaixando no punho do usuário ou na bengala.

Os alunos tiveram seus projetos avaliados pela banca formada pelos seguintes profissionais:

  • Kael Nery de Lima Moro, advogado especialista em consultoria jurídica para startups;
  • Elizeu Barroso Alves, professor da Uninter, com dedicação ao mercado de inovação;
  • Leonardo Resende, especialista em mentoria para startups da Starheal.

A aceleradora da Uninter ajuda os alunos a desenvolverem suas ideias e ultrapassem a etapa de protótipos, além de fomentar o desenvolvimento tecnológico e promover a entrada dos alunos no mercado de trabalho. Eliane Silva Custódio, professora da Uninter e responsável pela IPSEI aceleradora, destacou: “Foi um evento extremamente enriquecedor, que destacou todo o trabalho desenvolvido pela Ipsei Aceleradora Uninter em 2023”.

Inscrições para a IPSEI aceleradora Uninter

O primeiro passo consiste em realizar o preenchimento do formulário pelos membros da equipe. Na segunda etapa, os inscritos são matriculados na disciplina “Ipsei Aceleradora Uninter”, onde irão receber todas as instruções para o envio de um trabalho sobre o projeto proposto. Ao final desta etapa, são selecionados 10 projetos e que possuem as melhores médias no trabalho, considerando os critérios como: potencial de inovação, existência do protótipo e viabilidade econômica.

Com a chegada da terceira etapa, as 10 equipes selecionadas são entrevistadas para apresentar seus projetos, as três propostas com maior pontuação na apresentação e adequação ao tema, são selecionados. Para acessar o edital, clique aqui.

O Pitch Day IPSEI teve transmissão ao vivo dos projetos no canal do Youtube da Escola Superior Politécnica no dia 15 de março. Para assistir, clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Smaniotto - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *