A parceria de sucesso entre a Fundação Wilson Picler e a Pós-graduação Uninter

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Promover a inovação é um dos objetivos da Fundação Wilson Picler (FWP) de Amparo à Educação, Ciência e Tecnologia. A instituição faz isso por meio de seus diversos projetos, muitos deles em parceria com a Uninter.

Um exemplo de sucesso foram os cursos de capacitação realizados durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19. O projeto solicitado pelo chanceler do Grupo Uninter, Wilson Picler, foi coordenado pelo atual pró-reitor de graduação do centro universitário, Rodrigo Berté. Uma parceria também foi firmada com o Hospital Erasto Gaertner, para utilização de equipamentos.

“Foi um momento muito difícil e, graças ao apoio do professor Wilson Picler, que disponibilizou recursos, pudemos capacitar 240 mil brasileiros. Como, por exemplo, lidar com aparelhos de respiração e as práticas dentro de casa. Foi um sucesso absoluto”, afirma o presidente da FWP, Jorge Bernardi.

Agora, a mais nova iniciativa é o Conjunto Musical Uninter, junto à pós-graduação do centro universitário. Cerca de 130 colaboradores e estudantes de Curitiba (PR) e região metropolitana se inscreveram no edital lançado em junho deste ano e 20 foram escolhidos na seleção que aconteceu em agosto.

A ideia surgiu a partir de participações dos coordenadores de cursos da pós-graduação, Valentina Daldegan e Willian Sales, em momentos culturais de eventos da instituição. O intuito, com o tempo, é a construção de uma orquestra da Uninter.

“Sabemos que a Uninter é tão grande e que existem colaboradores que também tocam instrumentos. Também pensamos nos alunos que sabem e têm essa vontade de tocar em um conjunto”, explica Sales.

A professora Valentina, que é doutora em Música, afirma que é possível começar a aprender a tocar instrumentos em qualquer idade. “Existe um certo mito que as pessoas pensam que precisa ter o dom. Não é isso. Talento todo mundo tem um pouco, depende da maneira que a gente vai desenvolver. A gente não pode refutar a ideia de que, claro, alguns tem muito mais facilidade. Mas desenvolver e conseguir tocar direitinho, pela satisfação pessoal, todos conseguem”, garante.

O intuito do conjunto, no entanto, não é ensinar música, mas reunir pessoas que já tocam seus instrumentos para que as atividades do conjunto sejam iniciadas. O primeiro encontro dos selecionados aconteceu no dia 23 de agosto, no auditório do campus Divina Providência, região central da capital paranaense. Mesmo local em que agora acontecem os ensaios do grupo, todas as terças-feiras.

Para colaborar com as atividades realizadas pelo conjunto, Picler anunciou uma doação para a Fundação, que será destinada para a compra de um piano digital. O chanceler diz que “é um privilégio” que a Fundação carregue seu nome. Mas salienta que “mais importante para uma instituição do que o nome, é ela ter vida própria. Nas mãos do Jorge Bernardi e de todos que fazem parte, posso dizer que estou muito satisfeito, porque está tento iniciativa própria”.

Um prêmio inovador

Outro grande destaque desta parceria é o Prêmio Top Inovação, que já está na segunda edição e conta com 14 categorias, envolvendo as 32 áreas da pós-graduação do centro universitário. O projeto tem como mentor o professor Ricieri Garbelini e como organizadoras as professoras Caroline Brasil e Sandra Maria Lopes de Souza, todos coordenadores de cursos da pós-graduação da Uninter. Também conta com a parceria da TV Profissão, que realiza a transmissão dos eventos.

“A grande maioria das pessoas que participam da Fundação são pessoas ligadas a Uninter, como professores. Aqui somos uma instituição que atua em todas as áreas do conhecimento humano. É esse o legado que queremos deixar, não apenas para o Brasil, mas, por que não, para o mundo?”, diz Jorge Bernardi.

De acordo com a professora Caroline Brasil, a primeira edição do prêmio já contou com projetos internacionais, dos Estados Unidos da América (EUA). Agora, a equipe está modificando o sistema de cadastro para que projetos da Alemanha também possam participar.

A docente garante que nenhuma outra instituição do mundo possui uma premiação parecida, já que normalmente são focadas em campos específicos. “Envolvendo tantas áreas e categorias diversas, só a Uninter”, afirma Caroline.

Segundo o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Nelson Castanheira, isso possibilita que os polos de apoio presencial (PAP) se aproximem das empresas em que os estudantes trabalham e levem o nome da Uninter mais longe, fazendo com que a educação que a instituição oferece chegue para mais pessoas. Além da chance de serem reconhecidos por seus trabalhos.

“É o momento para que essa pessoa que teve uma ideia inovadora, algum projeto que de fato foi implantado com êxito, possa aparecer para o mundo”, conclui Castanheira.

A entrega final do prêmio, que acontece no auditório do campus Garcez no dia 26 de novembro de 2022, contará com uma apresentação do Conjunto Musical Uninter.

“São dois eventos que a pós-graduação está organizando de forma realmente a levar o nome da Uninter não só para alunos, mas também aproximar a academia da comunidade e da sociedade”, afirma Caroline.

A professora lembra que, embora possuam uma parceria, a FWP e a Uninter são instituições distintas.

“Temos parceria com a Uninter e isso permite que façamos muitas atividades, mas também temos parcerias com outras áreas, outros setores e até outras fundações. Estamos hoje saindo de Curitiba, indo para outros estados e atendendo pessoas de várias áreas, porque ela tem essa finalidade de amparo à educação, à ciência e à tecnologia”, complementa Bernardi.

Para Picler, os bons resultados e a visibilidade que os projetos vêm ganhando são “a soma dos esforços de toda uma equipe de docentes. Desde que comecei o primeiro curso, tive a felicidade de poder convidar bons professores, que estão com a gente até hoje”, finaliza o chanceler.

As inscrições para o II Prêmio Top Inovação seguem abertas até o dia 04 de outubro de 2022. Para saber mais, clique aqui e se inscreva por meio deste link.

Os projetos realizados foram exibidos durante a última edição do programa Negócios e Tendências, apresentado pela professora Caroline e transmitido pela Rádio Uninter, por meio do canal do Youtube e também do Facebook. Assista ao programa completo neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *