A melhor história se escreve com a memória viva. Conheça quem faz a história da Uninter

Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo

A história de uma empresa se confunde com as histórias de vida de seus colaboradores. A Uninter, que se aproxima dos 25 anos de existência, conta com diversas histórias de colaboradores com perfis marcantes, que fazem dela uma empresa “gigante como o Brasil”.

Para resgatar essas histórias, o professor Antoine Youssef Kamel criou o programa Memória Viva, na Rádio Uninter. O objetivo é apresentar não apenas a vida profissional dos colaboradores, mas também sua vida pessoal, falando sobre quem são, o que fazem fora da empresa, quais são seus sonhos.

O programa teve como primeiro entrevistado Felipe Laurini Tonetti, professor e advogado, que leciona no curso de Gestão de segurança privada. Felipe também trabalha em uma empresa de assessoria e consultoria em segurança privada.  Para ele, a grande mudança que sua vida teve nos últimos tempos foi o nascimento de seu filho.

No dia 28.11.2019 a entrevista foi com Ubiratan Antônio de Aguero, que tem uma bela história de crescimento dentro da empresa. Começou em 2001, como porteiro, e hoje atua no departamento de eventos. Ao longo de todos esses anos na Uninter, Bira, como é carinhosamente chamado, trabalhou como eletricista, colaborou no setor de manutenção geral, foi inspetor de alunos e também trabalhou na secretaria. Para ele, um acontecimento que marcou sua trajetória na Uninter foi ter recebido da empresa uma bolsa de estudos para concluir o ensino médio.

Manoel Áureo Germano foi o entrevistado do dia 05.12.2019. Natural de Blumenau (SC), hoje ele se considera paranaense, pois está há cerca de 40 anos em Curitiba. Germano trabalha na Uninter há 20 anos e desde 2013 é gestor do Uninter Notícias. Ele falou sobre um sonho que tinha desde a infância, que era ser comissário de bordo e viajar ao redor do mundo. A vida o levou para outros caminhos, e hoje ele garante que não deixa de conhecer um lugar novo todos os anos.

Para encerrar o ano, no dia 12.12.2019 a entrevista foi com Sidney do Carmo Ferreira de Lara, que atualmente é assessor de projetos especiais da Reitoria. Ele contou como foi sua infância quando saiu da propriedade rural da família, em Itaiacoca, Ponta Grossa (PR), e junto com os pais e os irmãos veio morar em Curitiba.

Este último programa de 2019 teve mais uma convidada, Thais Marion Cordeiro. Ela se formou em Administração na Uninter e depois tornou-se colaboradora da instituição – atualmente é coordenadora de processos acadêmicos.

O programa voltou com a carga toda em 2020 trazendo entrevistas com o professor Alvaro Martins Fernandes Junior, com Daiane Carla Castro, colaboradora do setor jurídico da Uninter, seguido de uma conversa com Edilaine Cegan, que atua na Escola de Gestão, Comunicação e Negócios e também no setor de avaliações e suporte à direção.

Outros entrevistados foram o professor Ademir Zanlorenzi, do setor de coordenação de cursos de pós-graduação, e Vanderleia Stece de Oliveira, professora do curso de Secretariado Executivo.

O programa Memória Viva é exibido na Rádio Uninter todas as quintas-feiras às 11h. Todos os programas foram convertidos em podcast para você ouvir quando e onde quiser.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin - Estudante de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *