A logística de reconstrução em áreas após desastres

Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo

Recentemente, temos visto com frequência notícias de enchentes, desmoronamentos, furacões, terremotos, maremotos, entre outros desastres naturais. São crises climáticas ambientais que interferem nas estruturas das cidades e causam destruição por onde passam. Neste cenário, é preciso encontrar formas de sobreviver em meio a todo o caos.

Em situações de crises climáticas, a logística aparece como fator estratégico. Afinal, é preciso eficácia nas operações para atender às necessidades rápidas nas entregas de alimentos, água, abrigo, tratamento médico e redução do sofrimento humano.

Outro desafio é executar operações em ambientes com poucos recursos e infraestrutura. Nas situações de crises, as infraestruturas encontram-se muitas vezes danificadas, causando ainda mais dificuldades para a realização das atividades logísticas.

“Toda aquela população, que acaba ficando isolada, precisa das mesmas coisas ao mesmo tempo, porque tudo acaba faltando: falta água, falta remédio. E é para todo mundo ao mesmo tempo, não é uma ou outra pessoa que precisa”, comenta a professora Caroline Brasil.

Em questões de desastres ambientais, a logística acaba sendo executada de uma forma extrema, mas o custo vai às alturas. “Aquela premissa de você priorizar estar no lugar de forma mais rápida com a maior qualidade cai por terra, assim como a preocupação de economizar ao máximo possível”, ressalta a professora Cristiane Ripka.

Em casos de calamidade, toda ajuda voluntária é bem-vinda, mas é importante ressaltar que essas ajudas precisam chegar estruturadas, não pode chegar sendo mais um problema e acabar virando alguém que também precise de ajuda.

Para atuar na logística de reconstrução é preciso pessoas habilitadas e capacitadas para atender as demandas urgentes. Esse profissional da logística está dentro do sistema público, dentro do Estado. É preciso ter pessoas que trabalhem nas prefeituras, no Governo Estadual e Federal e que tenham um conhecimento logístico para tomada de decisão rápida.

Assista ao programa Negócios e Tendências pelo canal de Youtube da Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Reprodução YouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *